Resultado de imagem para gloria pires meme

Provavelmente não exista assunto mais manjado no YouTube do que Cinema! Nem culinária… nem games… nenhum destes assuntos tem tantos canais, digamos profissionais, quanto os “comentaristas” de cinema. Tem o lado bom, podemos beber em varias fontes, com sabores diferentes, mas também fica maçante ver 15 canais falando de “IT – A Coisa” na sua timeline.

Os consagrados são aqueles altamente estruturados, experientes (já nasceram no YouTube) e que abracam a cultura pop em geral, de cinema a games, passando por TV e quadrinhos. É o caso do Jovem Nerd, Judão, Omelete, que transcendeu a net e criou a maior feira da nerd/geek da cultura pop da America Latina, a Comic Con São Paulo.

Os experientes “solitários” são aqueles que sabem muito de cinema, e não tem staff, mas como canal de internet ainda não se estabeleceram por completo, ou por constância de postagem, ou por estética, cenário e outros itens técnicos, a exemplo do excelente Roberto Sadovski (Nerdovski, UOL e agora Mundo Nerdovski), que dirigiu a lendária Revista SET por quase duas décadas. Isabela Boscov foi uma grata surpresa em vídeo, aquela aura de critica ranzinza da Revista Veja deu lugar a uma simpática e elegante senhora. Pablo Villaça, do site e portal “Cinema em Cena”, é totalmente avesso a firulas, e mesmo sem envolvendo por demais com politica (no canal!), é um dos melhores críticos de cinema que temos.

O reinando solitário na categoria “tesouros escondidos” está o Max Valarezo, do Canal EntrePlanos, um dos únicos que não se foca em comentários de filmes ou sobre cultura pop, preferindo falar sobre linguagem cinematográfica aplicada em ótimos e didáticos exemplos. Tão exclusivo, mas nem um pouco por isso, mas pela qualidade em si, o canal que elejo como MELHOR na YouTube brazuca atualmente.

Carol Moreira (ex-Omelete) tem uma boa bagagem de cultura pop em geral (fala também de séries) transitando com fluidez entre diversos faixas etárias. Uma variação da Carol Moreira é a Lully de Verdade também tem formação em cinema e um jeito bem descontraído e teen conduzir seu canal. .

E tem os exagerados. O “Acabou de Acabar” (para mim) já nasce com uma premissa pobre, equivocada… afinal como comentar sobre um filme logo na saída do cinema, ainda no calor das emoções, sem a devida reflexão? “Vira Eterno ou Vai Pro Inferno?” é oito ou oitenta, com foco nos extremistas, em época que o Brasil vivem clima de FlaXFlu, de CoxinhasXMortadelas, ou seja, não há meio-termo. E tem o “Nerd Rabugento” que quer numa tacada só juntar dois públicos possivelmente auto-excludentes.

Ahhhh… e tem os atores. Eles não se limitam apenas a comentar ou criticar, eles querem também que atuar. Se vestem de personagens, citam frases, fazem esquetes… As vezes geram quadros muito bacanas, em outros micos homericos, mas ambos divertem. Temos o (ótimo) Tiago Belotti, do Canal “Meus 2 Centavos!” e o Pablo Peixoto, do Canal “Qu4tro Coisas”.

Eu não tenho, nem terei, canal no YouTube, ou conteúdo em vídeo, afinal não faz meu gênero, além de necessitar de outro nivel de (alta) produção para atender meus critérios de qualidade. Apenas escrevendo tento fazer algo um pouco mais elaborado do que uma “sinopse comentada”, afinal meu público-alvo quer saber (sim!) um algo mais sobre os filmes, sob minha opinião pessoal, mas com textos mais curtos, sem maiores análises…

Share This
Leia o post anterior:
Movie-preview2
Trailers!

Eu, desde meus primeiros filmes no cinema, sempre gostei dos trailers, pois numa época (muuuuito) pré-internet as vezes aquela era a...

Fechar