Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar aqui a definição e sinônimos da palavra expectativa:

Significado: desejo intenso por algo próspero; condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa.

Sinônimos: espera, esperança, possibilidade e probabilidade

Acho engraçada toda essa campanha que se formou contra as expectativas. São tantas frases feitas e de efeito que rolam pelas redes sociais, como se fosse necessário combate-las, da mesma forma que uma doença contagiosa.

Penso que em breve, esta será uma pergunta eliminatória no início da paquera: você é uma pessoa portadora de expectativas? Se, sim, vá se vacinar e volte depois.

É permitido confessar tudo, menos que se tem expectativas… as pessoas vão achar que você é imaturo, frágil e incapaz de estruturar os seus sentimentos. Mas será mesmo?

Será que todos esses que protestam contra a expectativa não as tem? Acho pouco provável! Pregam contra, dizem que o ideal é deixar as coisas acontecerem sem esperar nada… mas lá no fundo, certamente alimentam as suas. E como é “não esperar nada”?

Como não ter a expectativa de um beijo, de um encontro, de um abraço? Como olhar para alguém que você quer tanto e não desejar que essa pessoa fique por mais tempo? Como separar vontades de paradigmas ridículos?

A expectativa move, motiva, faz querer mais e lutar por isso. Não importa em que sentido, mas você vai ter… seja esperando que o relacionamento dê certo, seja esperando que fique só na forma superficial, seja esperando que o outro se apaixone ou seja esperando que o outro não se apegue… sim, você vai esperar alguma coisa.

O problema não são as expectativas, mas a forma que as pessoas tem de lidar quando elas não são atendidas.

É claro que se o beijo não acontecer, o desejo vai continuar, é claro que se a pessoa não ficar, o coração vai sentir… mas a vida é assim! São os riscos que nos impulsionam. Se tudo fosse feito para dar certo, qual a graça das conquistas?

Deixar de criar expectativa, é deixar de sentir frio na barriga, é deixar de ter aquela taquicardia quando quem você tanto quer se aproxima, é deixar de acordar mais feliz pela simples possibilidade de falar ou ver a pessoa, é deixar de ver o mundo de uma forma melhor.

Não são as expectativas que precisam ser extintas, mas sim a sua maneira de achar que todos precisam satisfazê-las, do jeito que você tem de limitar pessoas ou coisas áquilo que deseja… sonhe, espere, mas esteja preparado e maduro para ver realizações ou não.

É injusto culpar as expectativas pela sua total incompetência de entender que nem tudo pode ser como você quer. Se não foi dessa vez, paciência! A sua parte foi feita… você se doou, acreditou e esperou… o fato de não ter acontecido, não pode ser motivo para impedir que você continue buscando o que ou quem lhe faz feliz. Quem tem medo de sofrer, não vive!

Oi, eu sou Liz e sou portadora de expectativas. Não quero me curar!

 

“Eleve as suas expectativas: pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer” (Roberto Shinyashiki)

 

Pin It on Pinterest

Share This
Leia o post anterior:
Solteira sim, desesperada não!

A vida de uma mulher solteira gera muita curiosidade e inquietação nas pessoas. Há os que querem saber o motivo...

Fechar