Efemérides astronômicas: de 01 a 10 de dezembro de 2016

Sol na constelação de Ofiúco, até dia 18 de dezembro, quando passa à constelação de Sagitário, segundo o limite oficial das constelações, definido pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente é de Sagitário.

Mercúrio em Sagitário, visível sobre o horizonte oeste no crepúsculo vespertino. Dia 07 em conjunção visual com a estrela Kaus Borealis.

Vênus em Sagitário, visível no quadrante oeste do céu da sua cidade. Dia 03 Lua passa próxima e ao norte de Vênus. Dia 07 Vênus passa à constelação de Capricórnio.

Marte em Capricórnio, visível no quadrante oeste ao noitecer. Nos dias 04 e 05 Lua pode ser observada próxima a Marte.

Júpiter em Virgem, nascendo pouco antes de duas horas da madrugada.

Saturno em Ofiúco, invisível, dada sua proximidade angular com o Sol.

Lua crescente

Dias 01 e 02 Lua em Sagitário, visível como um tênue crescente sobre o horizonte oeste após o ocaso do Sol.

Dia 03 Lua passa de Sagitário a Capricórnio.

Dias 04 e 05 Lua em Capricórnio, visível próxima a Marte.

Dias 06 e 07 Lua em Aquário. Dia 07 Lua em quadra crescente.

Dias 08 e 09 Lua em Peixes.

Dia 10 Lua em Áries.

Boas observações!

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | Deixe um comentário

Lua e Mercúrio em 01 de novembro

Olá, pessoal!

Uma boa pedida para hoje é observar a Lua, após o ocaso do Sol, sobre o horizonte oeste, na forma de um tênue crescente. Próxima a ela, numa diagonal levemente descendente, poderemos ainda observar o planeta Mercúrio, que se parecerá como uma estrela avermelhada e cintilante.

Além da parte iluminada da Lua, será possível observarmos todo o disco lunar, mesmo a região que não está diretamente iluminada pelo Sol. Isso acontece porque a parte da Terra iluminada pelo Sol reflete luz na superfície não iluminada da Lua, causando penumbra suficiente para que possamos distingui-la; é a chamada luz cinérea. 

Mais acima, também poderemos observar Vênus, destacando-se das estrelas por sua magnitude, muito mais expressiva do que a de qualquer estrela, e por seu brilho contínuo, sem cintilar.

Se você tiver oportunidade, tente fazer esta observação, e mostre o céu a mais alguém.

Boas observações!

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , | 1 Comentário

Lua e Mercúrio em 30 de novembro

Olá, pessoal!

Hoje a Lua pode ser observada sobre o horizonte oeste durante o crepúsculo vespertino, na constelação de Ofiúco, próxima e ao norte de Mercúrio.

Para fazer esta observação é necessário uma ampla visão do quadrante oeste do céu, pois a Lua estará bem próxima ao horizonte, em seu aspecto mais tênue. O astro mais evidente próximo a ela, visível à esquerda, do ponto de vista do observador, será Mercúrio, que parecerá cintilar como se fosse uma estrela.

Se você tiver oportunidade, tente fazer esta observação.

Boa sorte!

aspecto-de-lua-e-mercurio-as-18h20-bahia-de-30-de-novembro-de-2016-stellarium-org-blog-o-guardador-de-estrelas

Publicado em Uncategorized | 1 Comentário

Efemérides Astronômicas: de 21 a 30 de novembro de 2016

Último terço de novembro

Ilustração do Sol nascente em 21 de novembro de 2016, sem o efeito de espalhamento atmosférico da luz solar, e evidenciando a região do céu abaixo do horizonte leste (L), representado pela linha verde. As constelações estão representadas em seu aspecto mitológico, com o nome em letras azuis. As principais estrelas de cada constelação estão acompanhadas de seus nomes próprios, assim como os planetas. A linha em azul atravessando a imagem na transversal representa o equador celeste, e em vermelho está a linha da eclíptica. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em Libra, até dia 23, quando alcança a constelação de Escorpião.

Mercúrio em Ofiúco, visível sobre o horizonte oeste ao final do crepúsculo vespertino. Nos dias 22 e 23 pode ser observado ao lado sul de Saturno.

Vênus em Sagitário. Dia 22 em conjunção visual com a estrela Nunki (Sigma do Sagitário).

Marte em Capricórnio, visível no quadrante oeste no início da noite.

Júpiter em Virgem, ascendendo sobre o horizonte leste por volta de 2h30 (Bahia). Dia 25 pode ser observado próximo a Lua.

Saturno em Ofiúco, visível sobre o horizonte oeste ao final do crepúsculo vespertino. Dias 22 e 23 Saturno e Mercúrio podem ser observados ladeando-se ao anoitecer.

Lua minguando

Dia 22 Lua nasce por volta de 00h30 em Leão. Quarto minguante.

Dia 23 Lua nasce entre Leão e Virgem.

Dias 24, 25 e 26 Lua em Virgem. Dia 25 próxima a Júpiter.

Dias 27 e 28 Lua em Libra.

Dia 29 Lua nova, em Escorpião.

Dia 30 Lua em Ofiúco.

Boas observações!

 

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , | 4 Comentários

Astronomia na Chapada Diamantina – Colégio Helyos

Momentos marcantes de 2016…

Astronomia na Chapada Diamantina – Colégio Helyos, de Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Alunos e professores do Colégio Helyos, de Feira de Santana, participam de palestra ao ar livre sobre Astronomia durante roteiro pedagógico pela Chapada Diamantina.

Era possível sentir o perfume úmido das nuvens escuras que moviam-se lentamente sobre o campo. Uma enorme massa d’água ameaçava precipitar-se do céu a qualquer momento quando encontrei-me com o grupo de professores e estudantes do Colégio Helyos, de Feira de Santana, com os quais faria palestra ao ar livre, sobre Astronomia, no tradicional roteiro pedagógico do colégio pela Chapada Diamantina.

Em função do tempo chuvoso, o plano B era realizarmos a palestra em ambiente coberto, com projeção de imagens, mas ainda dispúnhamos de um plano C, que era a possibilidade de adiarmos para o dia seguinte, na esperança de o tempo estar melhor, e foi o que fizemos. Naquele dia eu havia rodado quinhentos quilômetros desde Salvador, e ainda faltavam-me vinte e dois quilômetros para chegar à pequena vila onde moro. No caminho entre o hotel onde o grupo estava hospedado e minha casa, caiu a chuva com força, coroando com uma boa dose de adrenalina a aventura de motocicleta na estrada íngreme, de barro e pedra.

No dia seguinte, para nossa alegria, a noite estava estrelada, com Vênus, Saturno e Marte visíveis próximos ao bojo galáctico, ornando o céu de ocidente. Fantástico! E lá fomos nós para o campo, percorrendo um caminho iluminado por pequenas tochas flamejantes que nos conduziu até o lajedo onde uma ampla lona nos esperava. Tudo muito simples, mas “cinco mil estrelas” 🙂

Palestra sobre astronomia, ao ar livre, na Chapada Diamantina, com alunos e professores do Colégio Helyos, de Feira de Santana, em 24 de setembro 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Palestra sobre astronomia, ao ar livre, na Chapada Diamantina, com alunos e professores do Colégio Helyos, de Feira de Santana, em 24 de setembro 2016. Blog O Guardador de Estrelas.

Turma e professores foram bastante participativos e atenciosos, tornando a palestra especialmente produtiva.

Pessoalmente, foi um grande prazer estar ali com aqueles jovens, para refletirmos juntos sobre o conhecimento contemporâneo acerca da observação celeste e da astronomia, numa atividade prática, dinâmica e interativa, capaz de deixar lembranças marcantes e inspiradoras, ampliando os limites físicos da escola e enriquecendo suas possibilidades didáticas.

Foi muito bom rever os professores do colégio, veteranos de palestras em anos anteriores, e conhecer os alunos que participaram do passeio neste ano.

Valeu, turma! Foi muito bom estar com vocês.

Agradecimento à direção e ao corpo docente do Colégio Helyos, às famílias, que acompanham o passeio desde casa, aos amigos da Terra Verde Turismo e Hotel Alpina. Forte abraço a todos, e até a próxima.

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | 1 Comentário

Superlua: 14 de novembro de 2016

Olá, pessoal!

Hoje acontece a chamada superlua!

Mas, o que é mesmo a superlua?

Superlua é um termo moderno, que passou a ser utilizado para designar os plenilúnios e novilúnios que acontecem próximos ao perigeu (lembrando que plenilúnio é o ápice da fase cheia, novilúnio o ápice da fase nova, e perigeu o ponto de maior proximidade orbital da Lua com a Terra). Quando isso acontece, a Lua apresenta uma aparência sensivelmente maior e mais brilhante do que em qualquer outro momento de sua órbita. Não se trata, portanto, de um fenômeno raro, embora essa “sincronicidade” possa demorar-se a repetir.

A superlua de setembro de 2015 foi, de certa forma, a mais especial de nossa época, porque coincidiu com um eclipse total, mas em 2016 já tivemos superlua em outubro, teremos a de hoje, e novamente em 14 de dezembro, para finalizar o ano de maneira “brilhante”.

Mas, o que veremos ao observarmos a superlua?

Veremos a nossa mesma e querida Lua de sempre, só que com um aspecto sensivelmente maior e, por consequência, mais brilhante. Para quem não possui o costume de observar a Lua, esse aspecto maior pode não ser percebido, mas para quem costuma observá-la, trata-se de algo bastante evidente, que já pôde ser observado nesta noite passada (13).

A superlua de hoje acontece com a Lua em Touro, próxima e ao sul das Plêiades, ascendendo sobre o horizonte leste por volta de 17h53 (Bahia). O luar ofuscará as estrelas e o céu nos parecerá pouco estrelado.

Repare que quando próxima ao horizonte, a Lua apresenta uma cor mais forte, e na medida que ganha altura vai tornando-se mais pálida. Isso acontece porque a atmosfera é mais densa na altura do horizonte, e a luz precisa atravessar mais ar até nossos olhos, do que quando no alto do céu. Quanto mais poluído o ar, ou mais matéria em suspensão, mais forte parecerá a cor da Lua ao nascer, podendo inclusive apresentar-se num tom vermelho.

Então, se tiver oportunidade, convide seus familiares e amigos e procure estar em um ambiente onde você possa observar a Lua nascer. É o que farei aqui, onde estou neste momento, sob o céu do Ceará.

Boas observações, e abraço a todos!

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | Deixe um comentário

Efemérides Astronômicas: de 11 a 20 de novembro de 2016

Dia 14 teremos a Lua mais “super” do ano

Ilustração do Sol nascente em 11 de novembro de 2016, sem o efeito de espalhamento atmosférico da luz solar, e evidenciando a região do céu abaixo do horizonte leste (L), representado pela linha verde. As constelações estão representadas em seu aspecto mitológico, com o nome em letras azuis. As principais estrelas de cada constelação estão acompanhadas de seus nomes próprios, assim como os planetas. A linha em azul atravessando a imagem na transversal representa o equador celeste, e em vermelho está a linha da eclíptica. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em Libra, até dia 22 (observado da Terra, Sol encontra-se na região do céu que corresponde à constelação de Libra). Dia 23 passa à constelação de Escorpião, de acordo com o limite oficial entre as constelações, convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente é o de Escorpião.

Mercúrio em Libra, pode ser observado sobre o horizonte oeste durante o crepúsculo vespertino. Dia 12 passa à constelação de Escorpião, e dia 18 a Ofiúco. Em 22 e 23 pode ser observado em conjunção com Saturno.

Vênus em Sagitário, pode ser facilmente observado no quadrante oeste do céu da sua cidade no início da noite, como o astro mais evidente, destacando-se das estrelas por sua magnitude e por seu brilho contínuo, sem cintilar.

Marte pode ser observado entre as estrelas de Capricórnio, descendo do zênite no início da noite.

Júpiter em Virgem, ascendendo sobre o horizonte leste por volta de 3h da madrugada.

Saturno em Ofiúco, visível sobre o horizonte oeste no início da noite.

Lua em giboso crescente

Dias 11 e 12 Lua em Peixes

Dia 13 Lua em Áries

Dia 14 Lua cheia, em Touro. O plenilúnio acontece apenas duas horas antes do perigeu, emprestando à Lua um aspecto sensivelmente maior e mais brilhante do que em qualquer outra noite de 2016. É a chamada superlua, a maior das três superluas de 2016. A primeira foi em outubro e a próxima será em 14 de dezembro.

Dia 15 Lua em Touro, a leste de Aldebaran.

Dia 16 Lua em Orion.

Dia 17 Lua em Gêmeos.

Dias 18 e 19 Lua em Câncer.

Dia 20 Lua em Leão.

Boas observações!

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 2 Comentários

Projeto de Olho no Céu: infância estrelada

As turmas do terceiro ano fundamental da Escola Despertar participam de videoconferência sobre Astronomia

Video conferência com as turmas da Despertar. Blog O Guardador de Estrelas.

Videoconferência com as turmas do terceiro ano da Escola Despertar, de Feira de Santana. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Hoje meu dia começou com inovação e muita alegria. É que, numa iniciativa da coordenação e da equipe de educadoras da Escola Despertar, inauguramos um modo diferente de interagir com as turmas do terceiro ano fundamental da Escola, que tenho o prazer de acompanhar desde 2010 em seus estudos sobre astronomia.

Cada turma relacionou as perguntas mais recorrentes que surgiram durante os estudos, e elegeu um ou mais representantes para apresentarem as questões. Então, na manhã de hoje, as turmas se reuniram com suas professoras no auditório, especialmente preparado para nossa videoconferência, e os representantes de cada turma foram à frente para fazer perguntas no microfone, diante da webcam. Eu podia ver toda a turma, e a turma me acompanhava por um telão.

Videoconferência sobre Astronomia Projeto de Olho no Céu. Escola Despertar. Novembro de 2016. Blog O Guardador de Estrelas.Foi uma experiência sensacional! As meninas e meninos que representaram suas turmas tiveram excelente postura, clareza e objetividade nas perguntas, tudo como haviam preparado e organizado com suas professoras e com a coordenadora Alessandra. Também o nível das perguntas foi excelente, baseadas principalmente em seus estudos recentes sobre a Lua, realizados em sala de aula.

E por falar em Lua, combinamos de convidar nossos familiares para no próximo dia 14 observarmos a super Lua nascendo, por volta de 18h, ou em algum outro momento da noite. Como vimos em nossa videoconferência, super Lua é como chamamos a Lua cheia que acontece no perigeu, ou seja, no momento da órbita lunar em que a Lua mais se aproxima da Terra, tornando sua aparência sensivelmente maior e mais luminosa.

Videoconferência sobre Astronomia com a turma do 3º ano fundamental Despertar. Blog O Guardador de Estrelas.

Videoconferência sobre Astronomia Projeto de Olho no Céu. Escola Despertar. Blog O Guardador de Estrelas.A atividade foi tão legal e produtiva que iremos adotá-la mais vezes com as turmas do ano que vem. É muito bacana inovar e usar a tecnologia a nosso favor, não é mesmo? Gostei muito, e mesmo de longe pude sentir o carinho da criançada.

Nosso próximo encontro presencial será dia 28, no encerramento do Projeto de Olho no Céu 2016. Já estou ansioso para rever a turma e compartilhar nossos novos conhecimentos. Enquanto isso, vamos continuar de olho no céu.

Um forte abraço a todos, e até nosso próximo encontro!

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | 3 Comentários

Estrelas transcendentes

“O fim de cada coisa é como o fim de um rio, desaguando no mar.”

Blog O Guardador de Estrelas

Aspecto de Lua, Saturno e Vênus às 18h (Bahia) 02 de novembro de 2016 no quadrante oeste do céu. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto de Lua, Saturno e Vênus às 18h (Bahia) 02 de novembro de 2016 no quadrante oeste do céu.

Agora é a hora do crepúsculo vespertino do Dia de Finados, e a Lua repousa sobre o gradiente encarnado do arrebol, na forma de um tênue crescente, ao lado de Saturno, ambos próximos a Vênus. Antares e Sabik também compõe este belo quadro.

Acendem-se as luzes da cidade enquanto Marte vem descendo do zênite nos últimos tons de azul do dia.

Assisto a poesia deste momento em silêncio, e me curvo embevecido diante do espetáculo formidável, que se repete através dos milênios como em um caleidoscópio infinito.

Agora o crepúsculo vai chegando ao fim, e todo o som que escuto a Terra fazer neste instante, enquanto evoluciona com o Sol pela imensidão do espaço-tempo é a Ave Maria de Gounod. E me vem na lembrança uma garotinha de apenas oito translações perguntando-me:

– O que acontece quando a estrela morre?

Antes que eu pudesse falar qualquer coisa, um coleguinha seu, de forma divertida e muito espirituosa respondeu:

– Ela vai pro céu!

Rimos todos… É muito divertido pensar o céu com a criançada.

E, afinal, o que poderíamos acrescentar à síntese do coleguinha se, segundo nossas melhores teorias, somos feitos de átomos originalmente produzidos em estrelas já extintas, anteriores ao Sol?

Essencialmente, o que morre quando morre uma estrela? Não seria apenas a estrela transformando-se em coisas como planetas e gente?

Agora é noite entrada. Já não há qualquer tom rubro sobre o ocidente. A Lua vai alcançando a altura dos prédios mais altos e não tarda seu ocaso.

O dia não morreu, apenas transformou-se em noite estrelada…

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | 2 Comentários

Efemérides Astronômicas: de 01 a 10 de novembro de 2016

Sejamos bem vindos a novembro de 2016

Ilustração do Sol nascente em 01 de novembro de 2016. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol nascente em 01 de novembro de 2016, sem o efeito de espalhamento atmosférico da luz solar, e evidenciando a região do céu abaixo do horizonte leste (L), representado pela linha verde. As constelações estão representadas em seu aspecto mitológico, com o nome em letras azuis. As principais estrelas de cada constelação aparecem ligadas por linha azul e estão acompanhadas de seus nomes próprios, assim como os planetas. A linha em azul atravessando a imagem na transversal representa o equador celeste, e em vermelho está a linha da eclíptica. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol em Libra (Balança), até dia 23, quando alcança a constelação de Escorpião, de acordo com o limite oficial entre as constelações, definido pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente é de Escorpião.

Mercúrio em Libra, invisível, dada sua proximidade angular com o Sol.

Vênus em Ofiúco, visível no quadrante oeste do céu no início da noite.

Marte em Sagitário, até dia 07. Dia 06 pode ser observado a sudoeste da Lua; dia 08 passa à constelação de Capricórnio.

Júpiter em Virgem, ascendendo sobre o horizonte leste a partir de 3h30 (Bahia).

Saturno em Ofiúco, visível no início da noite próximo à estrela Antares, no quadrante oeste do céu. Ao anoitecer do dia 02 pode ser observado ao lado sul da Lua.

Lua nova

Dia 01 Lua visível sobre o horizonte oeste durante o crepúsculo vespertino, como um tênue crescente, entre Libra e Escorpião.

Dia 02 Lua em Ofiúco, visível como um tênue crescente logo ao norte de Saturno.

Dia 03 Lua passa de Ofiúco a Sagitário.

Dias 04 e 05 Lua em Sagitário.

Dias 06 e 07 Lua em Capricórnio. Dia 06 visualmente próxima a Marte, e dia 07 em quarto crescente.

Dias 08 e 09 Lua em Aquário.

Dia 10 Lua em Áries.

Boas observações!

*Posição e data da Lua no zodíaco são aproximadas, buscando apenas servir como referência para a região do céu sobre o horizonte onde a Lua pode ser observada na data referida.

 

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , | Deixe um comentário