EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS DE FEVEREIRO: DE 20 À 28/02/14.

 

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2014. Lua, Marte e Espiga, altas no céu, formaram uma bela configuração na constelação da Virgem. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia à zero hora do dia 20 de fevereiro. Lua, Marte e Espiga, formaram uma bela configuração na constelação da Virgem. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

A zero hora do dia 20 encontrou a Lua bem alta no oriente do céu da Bahia, numa diagonal levemente inclinada ao sul de Marte e a leste de Espiga. O ascendente era o Escorpião.

O termo ascendente, nesse caso, se refere à constelação zodiacal que está ascendendo ao céu sobre a linha do horizonte no quadrante leste do céu, no momento da observação.

As nuvens dificultavam a visualização, mas ainda foi possível ver Saturno, na Balança, ganhando altura no oriente. Depois o tempo tornou a fechar e antes da quarta hora se precipitou uma forte chuva, intensa e passageira, que seguiu seu rumo pro oeste.

Quando as nuvens permitiram, pude observar Vênus, linda, já há uma boa altura em relação ao horizonte leste, parecendo um farol pendendo do céu da madrugada.

E surgindo difuso no escuro denso sobre o horizonte, um tom pouco mais pálido do que o breu foi dando lugar há uma claridade tímida, dúbia, delineando vagamente o contorno fosco dos rolos de nuvens… Uma luzinha alva foi surgindo, alvinha, trazendo a claridade que as nuvens ainda tentavam esconder. Era o dia que nascia.

Aspecto mitológico da constelação do Aguador, com a posição do Sol entre as estrelas dessa constelação no dia 20 de fevereiro de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto mitológico da constelação do Aguador, com a posição do Sol entre as estrelas dessa constelação no dia 20 de fevereiro de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol: o último terço do mês encontrou o Sol no Aguador (Aquarius), onde nossa Estrela Mãe passará todo o restante do mês.

Mercúrio Imagem NASA/JHU/Carnegie. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio Imagem NASA/JHU/Carnegie. Blog O Guardador de Estrelas.

Mercúrio, chamado de Hermes pelos gregos, é o mensageiro dos Deuses na mitologia greco-romana; começou o último terço do mês no Caprícórnio, próximo ao limite oficial desta constelação com a do Aguador, cuja linha Mercúrio atravessa do dia 22 para 23. Quem tiver uma visão muito privilegiada para o leste, com um pouco de sorte poderá observar Mercúrio por um breve instante, a leste da Lua minguante, antes que o planeta desapareça difuso na hora alva do dia 28.

Monte Maat, em Vênus. Imagem obtida pelo sistema de radar da sonda Magellan. NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

O Monte Maat, de origem vulcânica, elevando-se cerca de oito mil metros acima do nível médio do relevo de Vênus, é a montanha mais alta daquele planeta. Imagem obtida pelo sistema de radar da sonda Magellan (1990-1994). NASA. Blog O Guardador de Estrelas.

Vênus, sempre encantadora e misteriosa, que nos primeiros dias de janeiro adornava os crepúsculos vespertinos, agora embeleza o oriente ascendendo ao céu como um farol a iluminar a madrugada, na constelação do Sagitário.

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia às 4 horas da madrugada de 26 de fevereiro. Conjunção Lua e Vênus. Lua e estrela. www.stellarium.org. Blog O guardador de Estrelas.

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia às 4 horas da madrugada de 26 de fevereiro. Não deixe de observar Vênus em conjunção com a Lua. www.stellarium.org. Blog O guardador de Estrelas.

Na madrugada do dia 26 de fevereiro, Vênus e a Lua estarão em conjunção, formando uma belíssima configuração celeste. Para quem tiver oportunidade de assistir, será um momento marcante. Anote aí: Encontro com Lua e Vênus, dia 26 de Fevereiro, a partir das 3 horas da madrugada no quadrante leste do céu.

Monte Olimpo, a maior montanha do Sistema Solar. Ilustração NASA/MOLA. Blog O Guardador de Estrelas.

Monte Olimpo, a maior montanha do Sistema Solar, eleva-se a cerca de 27 mil metros acima do nível médio do relevo marciano. Ilustração NASA/MOLA Science Team. Blog O Guardador de Estrelas.

Marte, nosso vizinho vermelho, segue seu desfile marcial por entre as estrelas da Virgem. Belo, garboso, com -0,7 graus de magnitude aparente, seu tom encarnado tem emprestado mais graça às noites curtas do verão, que começam a se alongar com a chegada do último terço da estação.

Marte permanece em Virgem até o final de fevereiro, nascendo por volta de 22 horas no quadrante leste do céu.

A Grande mancha de Júpiter NASA/JPL. Blog O Guardador de Estrelas.

A famosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter é formada por uma tempestade gigante, revolucionando em torno de si, que tem sido observada há mais de 300 anos. Esta imagem em detalhes da Grande Mancha Vermelha foi obtida pela Voyager 1 da NASA, lançada em finais da década de 1970 e que é o artefato humano mais distante do Sol. Crédito: NASA/JPL-Caltech. Blog O Guardador de Estrelas.

Júpiter permanece absoluto no início das noites de fevereiro, sendo possível observá-lo com o céu ainda azul do final da tarde, pouco após o ocaso do Sol. Se você ainda não o notou e o identificou, bem, não deixe de fazer isso, é muito simples e fácil, mesmo em meio à poluição luminosa das cidades.

Aspecto nordeste do céu da Bahia, por volta de 19 horas do último terço de fevereiro. Júpiter em Gêmeos. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas

Aspecto nordeste do céu da Bahia, por volta de 19 horas do último terço de fevereiro. Júpiter próximo à estrela Mebsuta, em Gêmeos. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Assim que o tempo melhorar, procure identificar Júpiter, ele permanecerá em Gêmeos por todo o final do mês.

Saturno Cortando as Asas do Cupido. Pintura de 1802, de Ivan Akimov (1754-1812). Blog O guardador de Estrelas.

Saturno Cortando as Asas do Cupido. Pintura de 1802, óleo sobre tela 44,5 x 36,3 de Ivan Akimov (1754-1812). Acervo Tretyakov Gallery. Blog O guardador de Estrelas.

Saturno permanece entre as estrelas da Balança (Libra) por todo o final do mês, nascendo no leste por volta de 23 horas e 30 minutos e a cada dia um pouquinho mais cedo. Facilmente observável no céu a partir de meia noite, na virada de 21 para 22 de fevereiro, Saturno entrará em conjunção com a Lua. Se o bom tempo permitir, será um belo e imperdível espetáculo.

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia por volta de 23 horas e 30 minutos da noite de 21 de fevereiro de 2014. Conjunção Lua Saturno. www.stellarium.org. Blog O guardador de Estrelas.

Aspecto Leste (L) do céu da Bahia por volta de 23 horas e 30 minutos da noite de 21 de fevereiro de 2014. Conjunção Lua Saturno. www.stellarium.org. Blog O guardador de Estrelas.

Então, anote aí:

Encontro da Lua com Saturno na virada do dia 21 para 22.

Local: constelação da Balança, no quadrante leste do céu mais próximo de você.

Horário: a partir de 23 horas e 30 minutos.

Observação gratuita.

Lua. Foto Mira Silva. Blog O guardador de Estrelas.

Lua. Foto Mira Silva. Blog O guardador de Estrelas.

A Lua por excelência é a matriarca do céu da Terra.

Dia 20 pela madrugada a Lua esteve em conjunção com Marte e Espiga, na constelação da Virgem. Na noite do dia 20, por volta de 22 horas e 30 minutos, a Lua nasce em Libra.

Dia 21 a Lua nasce pouco após as 23 horas, em conjunção com o planeta Saturno, na Balança. Será um belo espetáculo.

Dia 22 Lua nasce pouco antes da meia noite, entre as constelações do Serpentário e do Escorpião, acerca de 6º de Antares.

Dia 24 Lua nasce pouco antes da uma hora da manhã, entre o Serpentário e o Sagitário.

Dia 25 Lua nasce pouco antes de duas horas da manhã, no Sagitário.

Dia 26 Lua nasce em conjunção com Vênus, a partir das 2 horas e 50 minutos da madrugada. Será uma belíssima conjunção!

Dia 27 Lua nasce por volta de 3 horas e 50 minutos, entre as constelações do Capricórnio e do Aguador.

Dia 28 a Lua começa a entrar em conjunção com o Sol, no Aguador, onde será nova ao primeiro dia de março.

Desejo a todos uma semana repleta de boas observações!

Sobre Fernando Munaretto

Fernando Munaretto é paranaense, radicado na Bahia desde janeiro de 1996. Astrônomo amador, montanhista, amante de história e literatura, trabalha com educação e divulgação da astronomia, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e com diversas escolas e instituições de ensino da capital, do interior da Bahia e de outros estados.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas para EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS DE FEVEREIRO: DE 20 À 28/02/14.

  1. Anotei, Fernando (kkkkkkkkkkkkkkk); o encontro da Lua com Saturno está garantido. Mas o dela com Vênus vai ser difícil de ver.

  2. Plínio Neville disse:

    Quantas imagens impressionantes temos aqui.
    O tempo fechou em Salvador e agora só restar aguardar o céu abrir.

  3. Mira disse:

    Meu querido Guardador, vou ter que colocar o meu despertador para trabalhar bastante esse mês, só assim conseguirei acompanhar as efemérides de fevereiro. Mas combinarei com ele umas horas extras e vai dar tudo certo.

  4. Vênus disse:

    Guardador querido, só vi a lua.
    “Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com o súbito espanto da primeira vez?”
    Tenho visto um lindo farol nas madrugadas.

  5. Fernando disse:

    É madrugada em Salvador… A Lua, em quadra minguante, vai ganhando altura sobre o oriente entre as estrelas da Balança, menos de 5º a leste de Saturno. Ainda há pouco as nuvens abriram e a luz da Lua reluziu no mar. Daqui ouço um povo que dança e que canta, posso ver os seus vultos a girar, no alto das dunas de aqui perto. Cantam cânticos de louvor a Deus, ao compasso das palmas e aclamações de aleluia… Belo o templo dessa gente… Mais bonito do que todos os outros do bairro; sem escadas ou rampas se sobe, sem portas se entra, e todo o céu e a Lua e as estrelas o decoram… Já estive lá, no alto dessas dunas para ver o céu quando não tinha gente, e entoei baixinho meu próprio louvor à vida, que já por si só é suficientemente divina.
    Agora o tempo voltou a fechar, os crentes descem pelas encostas de areia branca e se calçam no asfalto, à saída do templo.
    Da orla chega o som das ondas quebrando na praia…
    Não tarda daqui à hora alva…
    Ao dia que nasce, chamemos Vinte e dois de Fevereiro…

  6. gaby lavezzari disse:

    Vi um belo acontecimento essa noite, Tinha fechado minha janela pois soprava um vento forte do sudeste, de repente o vento parou e eu corri pois estava assistindo um filme sobre a vida de Jackson Pollock , e passou a hora, preparei a câmera no tripe, e esperei em silencio, escutando a água da cachoeira das Laranjeiras em frente, e alguns cachorros latindo ao longe, o céu se iluminou lentamente, então foi aparecendo ela, a Lua, deitadinha como um berço nas chapadas distantes… ( se diz berço? onde dormem os bebes?) , Marte em Virgem estava muito vermelho e junto com Arcturus e mais tarde com Antares pingaram de dourado e vermelho o firmamento farto de estrelas…como é possível tanta beleza? que planeta maravilhoso, esse aqui, que nos transporta…que privilegio…obrigada Universo

  7. verusca disse:

    Oi Gaby

    Já assiste esse filme sobre a vida de Pollock, com Ed. Harris no papel principal ou como disse Ferreira Gular “a arte existe, porque só a vida não basta”.

    Ontem retornei para a cidade da Bahia, e que dia vivi!, vi o ocaso do sol de um lindo terraço no centro da cidade, lógico ajudada por boa musica, boas companhias e algumas garrafas de vinho, só porque era sexta feira kkkkk.

    Depois a lua nasceu linda para o delírio de todos que se encontravam no terraço e me vi dando explicações ao grupo de amigos com os meus parcos conhecimentos recém adquiridos com os guardadores kkkkk, acho que o vinho também ajudou na minha interpretação kkkk. Que noite mágica!

    Tirei fotos lógico, mas não possuo equipamento adequado, vou ter que adquirir logo um, para melhor registrar esses momentos e me gabaritar a ser um bom guardador kkkk.

    “Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.”

    Galileu Galilei

  8. gaby lavezzari disse:

    Saúde Verusca e Ferreira Gular ! isso mesmo, pela arte, a vida, as estrelas, os guardadores do céu e os vinhos!!! (espero que tenha sido argentino…o vinho digo…)
    beijo!

  9. verusca disse:

    saúde Gaby, era chileno, mas me encanta os argentinos, franceses, portugueses (verdes), sulafricanos, californianos e porque não brasileiros (o vinho) kkkkk.

    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *