A Escola além da sala de aula: Astronomia no Parque do Saber. Feira de Santana 28/03/2014. Blog O Guardador de Estrelas.

A Escola além da sala de aula: palestra interativa de Astronomia no Parque do Saber - Feira de Santana 28/03/2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

No dia 28 de março passado, tive o prazer de ministrar duas sessões interativas de astronomia para as turminhas de sexto ano do Colégio Sartre Coc – Nobel, de Salvador, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. E foi super legal!

Saguão do Parque do Saber após o término da sessão interativa de astronomia - Feira de Santana 28/03/2014. Blog O guardador de Estrelas

Saguão do Parque do Saber após o término da sessão interativa de astronomia - Feira de Santana 28 de março de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

As turmas chegaram na hora marcada e as duas sessões aconteceram como planejado. Do meu ponto de vista foi uma tarde incrível! Os alunos demonstraram ótima receptividade e uma introdução no assunto que me deixou muito estimulado.

Começamos projetando na cúpula do planetário o céu como observado desde a Bahia, e com os recursos do planetário introduzimos alguns conceitos que facilitam muito a prática da observação celeste. Identificamos as constelações zodiacais, os planetas e outras constelações como o Cruzeiro do Sul, o Centauro, o Cão Maior, os Gêmeos e o Leão, constelações que iríamos observar à noite, em nossa atividade de astronomia ao ar livre.

Aspecto mitológico das constelações no quadrante Oeste do céu por volta de 21 horas da da noite 28/03/2014

Aspecto mitológico das constelações no quadrante oeste do céu por volta de 21 horas da noite 28/03/2014. As Três Marias oficialmente se chamam: Alnitak; Alnilan; Mintaka. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Mais tarde, de volta à fazenda onde estávamos hospedados e logo após o jantar as turmas se reuniram e formou-se uma longa coluna humana e luminosa, cada criança com uma lanterna na mão, e organizadamente aquela linda coluna de luzes foi guiada pelo gramado do pomar até as lonas onde as crianças puderam sentar-se para a observação do céu.

Atividade de astronomia ao ar livre no pomar da Fazenda Mirage - Amélia Rodrigues noite de 28 de março de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Jader Marques da Equipe de Eventos anuncia a atividade de astronomia ao ar livre no pomar da Fazenda Mirage - Amélia Rodrigues noite de 28 de março de 2014. Blog O Guardador de Estrelas.

Afastados das luzes elétricas e em condições adequadas de observação, pudemos notar que ao leste um domo atmosférico luminoso marcava nitidamente o céu sobre a cidade de Salvador. Da mesma forma, na atmosfera sobre a cidade de Feria de Santana pairava um domo de luz parecido, denotando a poluição luminosa das cidades.

Aspecto do quadrante Sul do céu da Bahia às 21 horas da noite de 28/03/2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto do quadrante sul (S) do céu da Bahia às 21 horas da noite de 28/03/2014. Identificamos as estrelas Alfa e Beta do Cruzeiro (Acrux e Mimosa), sempre acompanhadas das estrelas Alfa e Beta do Centauro (Rigil Kentaurus e Hadar). www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Além das estrelas pudemos ver Júpiter, na constelação dos Gêmeos; Marte, próximo à estrela Espiga e Saturno, em Libra. A Lua era nova, em Peixes, e por isso não pudemos vê-la, pois estava abaixo do horizonte, em conjunção com o Sol.

Identificando as constelações: aula de astronomia ao ar livre. Com um raio lazer o astrônomo aponta às estrelas com precisão e a turma acompanha, identificando as principais estrelas e constelações. Blog O Guardador de Estrelas.

Identificando as constelações: aula de astronomia ao ar livre. Com um raio lazer o astrônomo aponta às estrelas com precisão e a turma acompanha, identificando claramente as principais estrelas e constelações. Blog O Guardador de Estrelas.

Antes de terminarmos, ainda observamos a estrela Alfa do Escorpião, Antares, ganhando altura sobre o horizonte leste e notamos o intenso efeito de refração atmosférica que sofria sua luz, se decompondo nos diferentes cumprimentos de onda do espectro visível da luz.

Aspecto mitológico das constelações com a posição dos planetas no quadrante leste do céu da Bahia às 21 horas e 30 minutos de 28/03/2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto mitológico das constelações com a posição dos planetas no quadrante leste do céu da Bahia às 21 horas e 30 minutos de 28/03/2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Foi um dia sensacional!

Aos queridos alunos, professores, equipe de eventos e de apoio, motoristas, aos pais que estão por trás de tudo isso e à direção do colégio, deixo um forte abraço e meu agradecimento por mais esta oportunidade de estar entre vocês.

Agradeço também a toda a equipe do Museu Parque do Saber, em especial ao diretor Basílio Fernandes e aos planetaristas Fábio e Vanessa, pela atenção e pelo apoio.

Um planetário não é apenas um super instrumento didático, onde podem ocorrer apresentações interativas de astronomia e de outras matérias, palestras e exibição de filmes. Um planetário também potencializa e promove a visitação turística de uma cidade, com todos os valores materiais e imateriais que a atividade do turismo cultural agrega.

Desejamos que num futuro não muito remoto a cidade de Salvador e outros grandes centros urbanos do estado também venham a oferecer para seus habitantes espaços de educação de vanguarda e recreação, como é o caso de um planetário.

Conhecer é crescer. Aprendi muito com vocês, crianças. Mais uma vez.

Até a próxima, e vamos ficar de olho no céu!

 

Share This
Leia o post anterior:
Aspecto mitológico da constelação da Balança, com a posição e o aspecto que apresentava a Lua à zero hora do dia primeiro de abril de 1964, quando estava sendo deflagrado o golpe militar que instituiria a ditadura no Brasil. Imagem: www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
O CÉU NO DIA PRIMEIRO DE ABRIL DE 1964

Fechar