Astronomia tamanho família: o Professor Universitário Valteni Douglas, de Vitória da Conquista, nos ensina o passo a passo para a construção de um telescópio caseiro. Blog O Gurdador de EStrelas.

Astronomia tamanho família: o Professor da UESB Valteni Douglas Chaves, de Vitória da Conquista, nos ensina o passo a passo para a construção de um telescópio caseiro. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Hoje eu vim postar um interessantíssimo artigo escrito pelo meu amigo professor Valteni Douglas, de Vitória da Conquista, que enviou para O Guardador de Estrelas um passo a passo ilustrado de como montar um telescópio em casa, com um custo baixíssimo.

Eu achei a iniciativa e a criatividade do professor Douglas algo extraordinário, digno de ser replicado muitas vezes na internet. Parabéns pela inventividade e pelo exemplo que nos oferece, Professor! Os amigos do blog agradecem sua valorosa iniciativa.

CONSTRUINDO SEU PRÓPRIO TELESCÓPIO

Como é possível fazer com que as nossas aulas sejam mais atraentes e significativas do ponto de vista do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula? Esta é uma questão que educadores, de uma forma geral, vêm enfrentando atualmente. Isto agrava-se um pouco mais quando estamos falando da área de ensino de Ciências. Para enfrentar este grande desafio, o educador pode abrir mão de várias ferramentas criativas que cativem a atenção e o interesse dos seus alunos. Mas poderiamos pensar, talvez, que para isso acontecer de forma plena e satisfatória, seja necessário um investimento de alto custo nas escolas, implantando laboratórios e equipamentos que viabilizariam esta tão sonhada e almejada qualidade no Ensino Básico. A proposta que ora se desenvolverá não vai de encontro a esta busca, muito pelo contrário, a mesma pode servir de referência para mostrar que a nossa luta por uma maior qualidade na educação não está pautada em algo vazio e sem sentido, mas que investimentos nesta área trazem bons frutos para a sociedade como um todo.

Aprender é a brincadeira mais divertida. Blog O Guardador de Estrelas.

Aprender é a brincadeira mais divertida. Blog O Guardador de Estrelas.

Dessa forma, os experimentos de baixo custo se colocam como ferramentas que podem auxiliar significativamente o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Por exemplo, pode ser proposto pelo professor de Biologia a construção de um microscópio com materiais simples, como garrafa pet, tubo cônico de caneta, uma lente de leitor de DVD ou de mouse óptico e cola epox.  Ao professor de Química pode ser proposto um jogo de dominó cuja metade da peça seja o nome de um elemento da Tabela Periódica e a outra metade seja um símbolo de outro elemento químico. Ao professor de Matemática, pode ser sugerido a construção de um aparelho chamado Pantógrafo, o qual usa o Teorema de Tales como propriedade constitutiva. Este aparelho serve para ampliação/redução de figuras geométricas planas ou até mesmo de mapas cartográficos. Aí está uma ótima oportunidade para que seja feita uma atividade interdisciplinar com o professor de Geografia, por exemplo.

Finalmente, a nossa proposta para um professor de Física: a construção de um Telescópio – ou Luneta – Caseiro (a). Todos os passos necessários para a sua construção, bem como os materiais utilizados, estão dispostos a seguir.

A finalidade em se construir um telescópio caseiro é propiciar às pessoas um instrumento com o qual elas possam observar melhor as paisagens ou as crateras da Lua, por exemplo. Estas foram observadas pela primeira por um cientista chamado Galileu Galilei (1564-1642), no ano de 1609, na Itália. Para tanto, precisamos dos seguintes materiais, alguns mais fáceis, outros nem tanto assim. São eles:

Telescópio caseiro: relação de material necessário. Dados e imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Relação de material necessário para a construção do seu telescópio. Dados e imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

O Cap e a luva de 50 mm, os tubos de 50 mm e 40 mm, as cantoneiras de 2 cm, com parafusos boboleta, a fita de feltro e a fita dupla face, podem ser encontrados na maioria das lojas de materiais de construção. Caso esta fita de feltro não seja adesiva, será necessário uma fita dupla face para colá-la no cano. A fita de feltro pode ser substituida também por um pedaço de carpete em forma de fita de aproximadamente 2 cm de largura. O conta-gotas de 50 ml ou 100 ml pode ser encontrado em lojas de materiais de limpeza ou cosméticos. A lente ocular de 2 graus positivo, com 50 mm de diâmetro, pode ser encontrada em Óticas. Como a mesma não vem com esse diâmetro, é necessário reduzir o seu tamanho, mas  sem danificar a sua estrutura. Para tanto, poderá ser feito somente pelo profissonal e o equipamento da própria ótica. Já a lente ocular pode ser retirada de antigos monóculos, de câmeras fotográficas Cyber-shot, leitores de CD/DVD ou de mouses ópticos.

Para a confecção da luneta, devemos primeiramente colar o feltro com a fita adesiva em apenas uma das extremidades dos canos de 50 mm e 40 mm de diâmetro, colocando-os um dentro do outro para que os mesmos deslizem, como mostram as figuras abaixo:

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 1. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 1. Imagens e dados: Valteni Douglas Chaves. Blog O Guardador de Estrelas.

Coloque a lente objetiva na extremidade do cano de 50 mm, juntamente com o disco de cartolina, também de 50 mm e com um furo interno de 20 mm. Ajuste a lente com a luva de 50 mm no cano e proteja esta lente com o Cap de 50 mm, como mostram as figuras a seguir:

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 2. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 2. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Agora, corte o conta-gotas ao meio, retire sua tampa e coloque a lente ocular. Enrosque a tampa por sobre a lente e corte o seu bico, deixando à mostra a lente, sem permitir que ela caia. Coloque o conta-gotas na abertura de 40 mm da luneta, como mostra a seguir:

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 3. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 3. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Vamos montar o que chamamos de “berço da luneta”, que nada mais é do que o suporte que segura a luneta. Faça um corte longitudinal no tubo de 12 cm e um furo na parte anterior do suporte para ser colocado o parafuso e as cantoneiras. Acople o conjunto na garrafa pet, a qual servirá de sustento para a luneta, como mostramos abaixo:

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 4. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Construa seu próprio telescópio: passo a passo 4. Imagens: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Enrosque a tampa na garrafa pet com água e está pronto o Telescópio Caseiro.

Construindo seu telescópio caseiro: passo 5. Imagem e dados: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Construindo seu telescópio caseiro: passo 5. Imagem: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

O custo total deste artefato fica em torno de R$ 30,00 e os resultados são muito satisfatórios, podendo se focalizar até mesmo as crateras da Lua. Como um telescópio normalmente é utilizado para ampliar imagens muito distantes, é necessário que ele esteja bem estável. Para conseguir uma maior estabilidade, é possível colocá-lo sobre um tripé feito também com canos PVC, com madeira ou com metal. Foi pensando nisso, que eu e o professor Alex Amorim, que é docente do Laboratório de Ciências da Natureza do Colégio Sacramentinas, de Vitória da Conquista – BA, resolvemos apeiçoar um pouco mais este telescópio, tornando-o mais estável e com a aparência um pouco mais bem acabada. O telescópio deverá ser afixado a um suporte com três saídas que fixam as pernas do tripé. Este suporte pode ser feito com cano de PVC. As pernas do tripé podem ser feitas com tubos de metal ou PVC e, em seguida, encaixadas ao suporte. O resultado pode ser visto a seguir:

Resultado: um telescópio caseiro, um excelente exemplo de aprendizado e muita diversão. Imagem: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Resultado: um telescópio caseiro, um excelente exemplo de aprendizado e muita diversão. Imagem: Valteni Douglas. Blog O Guardador de Estrelas.

Portanto, para além do aspecto intrínseco ao uso do telescópio que é o aspecto da observação de objetos distantes, é possível considerar também a abordagem pedagógica que o uso dessa ferramenta pode sucitar. Dentre elas, estão: a abordem de aspectos sócio-político-econômicos das invenções científicas;  os elementos físico-matemáticos deste instrumento, como foco, convergência, divergência e lentes; e por último, os aspectos éticos da usabilidade do telescópio, tanto para fins pacíficos quanto fins bélicos também.

Telescópio doméstico: para seus filhos enxergarem mais longe. Blog O Guardador de Estrelas.

Telescópio doméstico: para seus filhos enxergarem mais longe. Blog O Guardador de Estrelas.

Valteni Douglas Chaves é baiano da cidade de Vitória da Conquista. Graduado em Matemática e Filosofia e Especializações em Matemática e Física. Atualmente está concluindo o Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus. É professor de Matemática há 17 anos nas redes pública e particular de ensino e também atua como professor das disciplinas de Física e Filosofia. Nos Laboratórios de Física Geral da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB desenvolve trabalho com alunos dos quatro primeiros semestres do Curso de Licenciatura em Física. E é justamente neste ambiente laboratorial que encontra as condições adequadas para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação, especialmente atuando na construção de experimentos de Física e aplicação de tecnologias voltadas à Educação. Cadastrado nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Experimentos Demonstrativos de Física Geral com o uso da Informática, Automatização de Experimentos Laboratoriais de Física Geral e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências – GPEMEC.

Visite também o blog: http://fsicaanimada.blogspot.com.br/

Professor Douglas, nosso agradecimento. Mando um forte abraço para minha Professora Edirlene, para Dona Marlene, Letícia, Caio e Ian!

Abraço a todos!

Share This
Leia o post anterior:
Sol em 06 de junho de 2014. AIA 211 / SDO / NASA. Blog O Guardador de Estrelas.
ESTRELANDO: O SOL! 06 DE JUNHO DE 2014.

O Sol, hoje. APROVADO DE OLHO NO MEIO AMBIENTE - Texto divulgação. Um cenário de beleza exuberante, que possibilita um...

Fechar