Lua e Saturno visíveis após o ocaso do Sol em Salvador, em 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno visíveis após o ocaso do Sol em Salvador, em 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, amigos!

Uau! A conjunção de hoje foi simplesmente linda! Lua e Saturno deram espetáculo no céu. E, para quem tem familiaridade com a observação celeste é muito bacana a percepção de profundidade que as conjunções nos oferecem. Afinal, Saturno é muitas vezes maior do que a Lua e do que a Terra, se aparece assim, tão pequeno, angularmente próximo à Lua é porque está muito distante, no céu profundo.

As conjunções e ocultações tiveram um papel importante na construção da percepção dos povos antigos em relação à distância entre os astros e, talvez o admiração que a estas conjunções nos causam seja uma espécie de sentimento atávico, que tem o poder de nos encantar.

Acompanhe as fotos da conjunção deste dia 31 que nossos queridos guardadores de estrelas Mira Silva e Plínio Nelville gentilmente dividiram conosco:

Aspecto da Lua crescente ao final da tarde de 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno (visível como um pontinho alvo no canto esquerdo inferior da imagem), ao final da tarde de 31 de agosto de 2014. Foto: Mira Silva. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno em conjunção no início da noite de 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Lua e Saturno em conjunção na constelação da Libra em de 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua crescente em 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Aspecto da Lua crescente em 31 de agosto. Foto: Plínio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno fotografado em 31 de agosto de 2014 por Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Saturno fotografado com auxílio de telescópio em 31 de agosto de 2014 por Plinio Nelville. Blog O Guardador de Estrelas.

Muito bom! Obrigado Mira, obrigado Plínio! Parabéns pela iniciativa e pelas fotos. E se você também fotografou o evento e quiser enviar sua foto para ser publicada aqui no blog, o endereço está no envelopinho abaixo do descritivo do autor, no canto direito da tela.

Uma feliz semana a todos!

 

 

Share This
Leia o post anterior:
Conjunção Lua e Saturno na constelação da Libra, em 31 de agosto de 2014. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Assista hoje no céu da sua cidade: Conjunção Lua, Saturno e Marte em Libra

Olá, amigos! Não deixe de assistir hoje, no céu da sua cidade, o belíssimo espetáculo da Lua em conjunção com...

Fechar