XVIII Curso de Extensão em Astronomia da UFBA – 2019

XIII CEA UFBA. Astronomia na Bahia.

Olá pessoal!

O último dia de palestras do XIII CEA UFBA começou com uma viagem à Era das Navegações e o “Sonho” de Kepler, até Júlio Verne e a XVIII CEA UFBA 2019. Palestra Astronáutica do Sonho à Realidade. Fernando Munarettoconquista da Lua, com a palestra “Astronáutica: do Sonho à Realidade”, que tive o prazer de ministrar.

XIII CEA UFBA Professor Alberto Betzler. 18 jan. 2019. Foto Blog O Guardador de Estrelas.O Professor Dr. Alberto Betzler, Astrônomo / UFRJ, professor na UFBA e um dos organizadores do Curso ministrou a segunda palestra da tarde, versando de modo brilhante 😉 sobre Evolução Estelar.

Como acontece todos os anos, a palestra de encerramento foi do Professor Dr. Wilton Pinto Carvalho / UFBA XVIII CEA UFBA. Professor Dr. Wilton Pinto de Carvalhoque brindou o público presente com a palestra “Meteoritos: Mensageiros Cósmicos dos primeiros estágios da formação do Sistema Solar”.

Além de uma rica apresentação de dados e imagens, o palestrante Wilton Carvalho gentilmente ofereceu a todos a oportunidade de manusear alguns meteoritos escolhidos de sua coleção.

XVIII CEA UFBA. Observação celeste ao ar livre. Campus Ondina. Foto: Sibele Américo.

O XVIII CEA UFBA terminou com uma observação celeste organizada pelo Professor Arno Brichta com apoio de membros do Grupo de Astronomia Amadora de Salvador – GAAS.

O público presente ao XVIII CEA UFBA 2019 reuniu estudantes universitários de diferentes áreas, professores, doutores, mestres, astrônomos amadores, pessoas interessadas no assunto, entre as quais foi interessante notar dois meninos, que não se conheciam, um de 11 e outro de 13 anos, e que participaram de todo o Curso, acompanhados de seus avós, cuja presença foi sinal de muito prestígio para o Curso e para os palestrantes. Público generoso, assíduo, atencioso e participativo, que enriqueceu o Curso deste ano.

Ano que vem tem mais!

Share This
Leia o post anterior:
Curso de Extensão em Astronomia termina nesta sexta-feira (18)

A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém permanece eternamente em seu berço. Konstantin Tsiolkovski  Confira a programação para...

Fechar