“Viemos de tão longe para explorar a Lua, e a coisa mais importante é que nós descobrimos a Terra.”

Bill Anders, astronauta tripulante da Apollo 8

Earthrise: primeiro registro fotográfico colorido da Terra a partir da órbita lunar. Bill Anders, NASA, dezembro de 1968.

Earthrise: primeiro registro fotográfico colorido da Terra feito a partir da órbita lunar, pelo astronauta Bill Anders, tripulante da Apollo 8, em dezembro de 1968.

Uma vez que o completo isolamento da Terra se torne evidente para todo homem, independente de sua nacionalidade ou crença, uma nova ideia, a mais poderosa do que qualquer outra na história, será liberada. Eu acredito que esta não tão distante revelação poderá ser benéfica, com o efeito de expor cada vez mais a futilidade das rixas nacionalistas. É exatamente deste modo que a Nova Cosmologia pode vir afetar toda a organização da sociedade”.

 

Excerto do livro “A natureza do universo” (1950), do astrônomo britânico Fred Hoyle (1915 – 2001)

Na véspera do Natal de 1968 os astronautas Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders, tripulantes da Apollo 8 foram os primeiros seres humanos a deixar a órbita da Terra e entrar em órbita lunar. No início da quarta órbita (foram dez ao todo), ao emergir do lado oculto da Lua, viram a Terra azul surgir por uma janela da escotilha. Emocionados, se apressaram em fotografá-la.

O resultado foi o primeiro registro fotográfico em cores da Terra feito a partir da órbita lunar.

A fotografia, que nos arquivos da NASA é registrada como AS08-14-2383 foi tirada pelo astronauta Bill Anders, e originalmente foi publicada pela NASA virada na horizontal, embora da perspectiva do astronauta na nave o horizonte esteja na vertical.

Batizada com o nome de Earthrise, é considerada como uma das fotografias mais influentes da história.

Share This
Leia o post anterior:
Efemérides astronômicas: de 21 a 31 de janeiro 2019

Um eclipse para guardar com carinho... Olá, pessoal! Assistir ao eclipse desta madrugada de 21 de janeiro foi uma experiência...

Fechar