Fu Lu Shou

Olá, pessoal!

Nos calendários lunares, ou lunissolares, o mês começa no novilúnio, ou no primeiro tênue crescente da Lua após o novilúnio.

No Calendário Chinês, que é do tipo lunissolar e representa o registro cronológico contínuo mais antigo entre os calendários vigentes, neste 5 de fevereiro foi dado início à celebração da virada do ano 4716 para o ano 4717, ano do Porco no horóscopo chinês.

A cronologia no Calendário Chinês tem início com a chegada ao poder do imperador Huangdi, em 2637 a.C. e a festa de celebração do ano novo chinês é considerada uma das datas comemoradas pelo maior número de pessoas no planeta Terra.

A celebração dura alguns dias, e não é apenas a China que comemora a mudança de ano hoje, Mongólia, Camboja, Vietnã e muitos outros países asiáticos seguem o Calendário Chinês. A comemoração se estende às inúmeras colônias de chineses espalhadas pelo mundo.

Aqui no ocidente, regidos pelo Calendário Gregoriano, do tipo solar, vivemos um dia útil comum, uma terça-feira como outra qualquer, indiferentes à posição da Lua, como se isso não fizesse qualquer diferença. Mas quem tiver oportunidade e ampla visibilidade para o horizonte oeste, após o ocaso do Sol, hoje (05), poderá observar o primeiro tênue crescente da Lua e, em condições atmosféricas muito favoráveis tentar observar o planeta Mercúrio sobre o horizonte oeste.

Por aqui vamos tentar fazer esta observação. Experimente você também.

A todos, um feliz 4717, e boas observações!

Share This
Leia o post anterior:
Chuva de Meteoritos em Cuba

Meteoro seguido de chuva de meteoritos em Cuba Olá, pessoal! Nesta sexta-feira (01), um belíssimo meteoro foi registrado em plena...

Fechar