Segundo terço de fevereiro

Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste em 11 de fevereiro de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia, sem o efeito atmosférico de espalhamento da luz solar e evidenciando a região celeste logo abaixo da linha do horizonte, em verde. A linha do equador celeste aparece em azul, e a linha da eclíptica em vermelho. As constelações estão caracterizadas com seu aspecto astronômico e mitológico, acompanhadas do nome em letras azuis. Sol, planetas e principais estrelas também aparecem acompanhados de nome próprio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Capricórnio, até dia 16 de fevereiro, quando passa para a constelação de Aquário, segundo o limite oficial entre as constelações, como  convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente entre os dias 21 de janeiro e 19 de fevereiro é o de Aquário.

Mercúrio em Aquário, visível sobre o horizonte oeste no crespúsculo vespertino.

Vênus visível sobre o horizonte leste a partir de 2h30, na constelação de Sagitário. Na madrugada do dia 18 Vênus oculta a estrela Albaldah e forma belíssima conjunção com Saturno.

Marte em Peixes, até dia 13, quando passa para a constelação de Aries. Visível desde o início da noite no quadrante oeste do céu. Também no dia 13 Marte forma conjunção com Urano, que está com 99.9% do seu disco iluminado e com 6.17 de magnitude aparente, ou seja, no limite da visão humana. Nas melhores condições atmosféricas possíveis, sem luar, alguém com boa visão e sabendo onde procurar eventualmente pode distinguir Urano a olho nu com esta magnitude, o que é raro. Esta observação também pode ser realizada com um equipamento modesto.

Júpiter em Ofiúco, visível sobre o horizonte leste a partir de 1h03

Saturno em Sagitário, visível no quadrante leste a partir de 3h06. Dia 18 em conjunção com Vênus.

Lua

Dia 11 Lua em Áries.

Dias 12, 13 e 14 Lua em Touro. Dia 12 em quadratura crescente, dia 13 em conjunção visual com as Híades, próxima a Aldebaran.

Dias 15 e 16 Lua em Gêmeos.

Dia 17 Lua em Câncer.

Dias 18, 19 e 20 Lua em Leão. Dia 19 Lua cheia.

Boas observações!

Share This
Leia o post anterior:
Sugestão para hoje: Lua e Marte em Peixes

Aspecto de Lua e Marte em 10 de fevereiro de 2019 Olá, pessoal! Ao anoitecer deste domingo, 10 de fevereiro...

Fechar