Segundo terço do outono…

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste em 21 de abril de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste em 21 de abril de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia, sem o efeito atmosférico de espalhamento da luz solar e evidenciando a região celeste logo abaixo da linha do horizonte, em verde. A linha do equador celeste aparece em azul, e a linha da eclíptica em vermelho. As constelações estão caracterizadas com seu aspecto astronômico e mitológico, acompanhadas do nome em letras azuis. Sol, planetas e principais estrelas também aparecem acompanhados de nome próprio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Aries (Carneiro), até 15 de maio, quando passa à constelação de Taurus (Touro), segundo o limite oficial entre as constelações, como convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente entre os dias 21 de abril e 20 de maio é o signo de Taurus.

Mercúrio pode ser observado no quadrante leste antes do alvorecer, próximo e a leste de Vênus, em Pisces (Peixes). Em sua trajetória aparente pelas constelações, entre os dias 22 e 27 Mercúrio atravessa uma pequena área da constelação de Cetus (Baleia), antes de voltar aos limites da constelação de Pisces.

Vênus em Pisces, nascendo pouco antes das quatro da madrugada, quando ganha o nome popular de Estrela da Alva. Pode ser observada formando uma bela configuração com Mercúrio.

Marte em Taurus, pode ser observado a noroeste no início da noite.

Júpiter em Ophiuchus (Serpentário), ascendendo sobre o horizonte leste às 21h (dia 21). Dia 22 Lua pode ser observada próxima e a oeste de Júpiter.

Saturno em Sagitarius (Sagitário), dia 21 nasce às 22h43 (quadrante leste). Dia 24 Saturno visualmente próximo à Lua.

Lua

Dia 21 Lua em Escorpião, próxima à estrela β Scorpii, nasce às 19h34 com 91.8% do seu disco iluminado.

Dia 22 Lua em Ophiuchus, próxima e a oeste de Júpiter.

Dias 23, 24 e 25 Lua em Sagitarius. Dia 24 próxima e a oeste de Saturno.

Dias 26, 27 e 28 Lua em Capricornus. Dia 26 quadratura minguante.

Dias 29 e 30 Lua em Aquarius (Aguador).

Boas observações!

 

Share This
Leia o post anterior:
A Páscoa e a Lua cheia

Na tradição cristã a Páscoa é celebrada no domingo que se segue à primeira fase cheia da Lua após o...

Fechar