Turmas de sexto e sétimo ano do Colégio Mendel Vilas participam de palestra sobre astronomia com Fernando Munaretto no planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana

Turmas do sexto e sétimo ano do Colégio Mendell Villas participam de palestra sobre astronomia com Fernando Munaretto no planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. Fotos: Mundial Turismo.

Olá, pessoal!

Semana passada tive o prazer de me reunir com estudantes e professores do Colégio Mendel Vilas, de Lauro de Freitas, para uma deliciosa aula de campo no planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e foi muito legal!

Já na chegada do grupo um rostinho conhecido veio me abraçar, era o Heitor, estudante de sexto ano que, apesar da tenra idade, já é veterano de outras palestras e atividades que tive o prazer de participar. Foi muito bom reencontrá-lo e ouvir os comentários de sua professora de ciências sobre seu desempenho e seu interesse no assunto.

Aliás, a turma toda foi muito gentil e carinhosa, e o nível de interesse esteve o tempo todo lá em cima. As professoras me colocaram a par de algumas iniciativas realizadas dentro e fora da escola durante os estudos da turma, e dos contatos que tiveram com a NASA nesse período. A agência espacial estadunidense, notadamente dedica bastante atenção e utiliza um grande número de mídias, como sites e redes sociais para tornar as informações acessíveis a todos, especialmente para estudantes e educadores, cumprindo um importante papel para a educação e divulgação da astronomia e da astronáutica no mundo.

Colégio Mendell Villas. Museu Parque do Saber 16 de abril de 2019. Mundial Turismo. Blog O Guardador de Estrelas.

Em parceria com a planetarista Cássia Martins, utilizamos os recursos ilustrativos do planetário Skymaster ZKP 4 e do software Uniview durante a palestra, que representou um momento bastante produtivo do ponto de vista pedagógico, fortalecendo o trabalho realizado em sala de aula com a professora Luciane, de ciências, e demais professores.

As turmas de sexto e sétimo ano foram participativas e demonstraram ótima introdução no assunto. O tempo passou voando, e não tive oportunidade de responder a todas as perguntas da turma, que se mostrou bastante curiosa. Por isso é importante que cada um mantenha acesa a chama do interesse e continue sua busca e construção de conhecimento.

Valeu, turma! Foi muito bom estar com vocês.

Agradecimento à direção e equipe de educadoras do Colégio, em especial à professora Luciane Escobar e à coordenadora Andréa Duarte, que acompanharam a turma, às famílias, que participam do passeio em casa, aos amigos da Mundial Turismo e à equipe do Museu Parque do Saber.

 

Share This
Leia o post anterior:
Efemérides astronômicas: de 21 a 30 de abril 2019

Segundo terço do outono... Sol na constelação de Aries (Carneiro), até 15 de maio, quando passa à constelação de Taurus (Touro),...

Fechar