Tempo de observar a chuva de meteoros Eta Aquariids e Júpiter em oposição 

01 de maio 2019. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

O céu do primeiro terço de maio nos convida a observar a chuva de meteoros Eta Aquariids, que acontece todos os anos entre os meses de abril e maio, e que este ano tem seu máximo de incidência previsto para a madrugada do dia 04, quando partículas sólidas desprendidas do Cometa de Halley em passagens anteriores colidem em alta velocidade com as camadas superiores da atmosfera da Terra, produzindo o efeito de um rastro luminoso popularmente chamado de estrela cadente, ou fugaz. Como seu nome indica, o radiante desta chuva fica na direção da estrela Eta do Aquarius (η Aquarii), que no dia 04 ascende à 01h25. O melhor horário será a partir das 03h30 até a hora da alva, quando Aquarius tiver alto no quadrante leste do céu de todo o Brasil.

Sol na constelação de Aries (Carneiro), até 15 de maio, quando passa à constelação de Taurus (Touro), segundo o limite oficial entre as constelações, como convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente entre os dias 21 de abril e 20 de maio é o signo de Taurus.

Mercúrio pode ser observado sobre o horizonte leste na hora da alva, a leste de Vênus, em Pisces (Peixes). Dia 03 em conjunção com a Lua minguante. Dia 08 passa à constelação de Aries.

Vênus em Pisces, visível sobre o horizonte leste antes de o Sol nascer, quando ganha o nome popular de Estrela da Alva. Dia 02 forma uma belíssima conjunção com a Lua.

Marte em Taurus, pode ser observado a noroeste no início da noite, próxima à estrela Al Nath (β Tauri). Dia 07 Marte pode ser observado próximo a Lua.

Júpiter em Ophiuchus (Serpentário), ascendendo sobre o horizonte leste às 20h09 no dia 01. Dia 10 Júpiter em oposição ao Sol.

Saturno em Sagitarius (Sagitário), ascendendo sobre o horizonte leste às 22h no dia 01.

Lua

Dia 01 Lua minguante com 13% do seu disco iluminado ascende às 03h na constelação de Pisces.

Dia 02 Lua em Cetus (Baleia), formando uma bela conjunção com Vênus, na hora da alva.

Dia 03 Lua em Pisces, com o aspecto tênue minguante e apenas 2,7% do seu disco iluminado, formando bela conjunção com Mercúrio no início do crepúsculo matutino, em Pisces.

Dia 04 Lua em fase nova, em conjunção com o Sol, na constelação de Aries.

Dias 05, 06 e 07 Lua em Touro. Dia 05 visível por pouco tempo como um tênue crescente sobre o horizonte oeste. Dia 06 próxima a Aldebaran, e dia 07 próxima a Marte.

Dias 08 e 09 Lua em Gemini (Gêmeos). Dia 08 próxima à estrela Tejat Posterior e dia 09 próxima às estrelas Pollux e Castor.

Dia 10 Lua em Cancer (Caranguejo).

Boas observações!

 

Share This
Leia o post anterior:
“Todo conhecimento nasce de uma experiência”

Estudantes e familiares do quinto ano da Escola Experimental, de Salvador, participam de palestra ao ar livre com o astrônomo...

Fechar