Turmas do 8º ano da Escola SEB Sartre, de Salvador, participam de palestra ao ar livre com o astrônomo Fernando Munaretto na Chapada Diamantina 

SEB Sartre. Alto Estilo Aventura e Ecoturismo. Mucugê 01 de maio 2019. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

O feriado de 01 de maio de 2019 foi de céu estrelado na Chapada Diamantina. E põe estrelado nisso! Sem lua e sem poluição luminosa, a noite foi iluminada pela própria Via Láctea.

Ao encontrar-me com o grupo no hotel, diversos estudantes veteranos de outras palestras que tive a oportunidade de ministrar vieram falar comigo. Foi muito legal ser reconhecido por parte da turma e ser recebido por todos com carinho.

Após o jantar fomos ao campo colher o brilho das estrelas. Pequenas tochas flamejantes balizaram nosso caminho até o amplo lajedo onde nos acomodamos para observar o céu. Sagitário era o ascendente, Júpiter parecia um farol ganhando altura no oriente, em Ophiuchus, próximo a Escorpião, e acima Libra, com um prato em cada lado da eclíptica. No zênite a Virgem, o Corvo, a Hydra e a Taça. A Ursa Maior nos lembrou a imagem de uma panela emborcada a noroeste; a Cabeleira de Berenice no norte; o Boiero e a Coroa Boreal a nordeste; o Cruzeiro em pé, no sul, acompanhado do Centauro; Canopus a sudoeste; Sírius cintilando lindamente no poente; Cão Menor, Gêmeos, Cancer, Leão, estavam todos lá… E a cada instante mais um meteoro riscava o céu. Era a chuva de meteoros Eta Aquariids, relacionada ao Cometa de Halley.

Que noite!

Escola SEB Sartre. Astronomia na Chapada Diamantina. 01 de maio 2019. Blog O Guardador de Estrelas.

Pequenas tochas iluminaram nosso caminho até um amplo lajedo no campo rupestre, onde a turma se acomodou para observar o céu. Um globo terrestre luminoso dava a escala da Terra diante da imensidão estrelada.

A noite deste dia primeiro de maio foi uma das mais bonitas e favoráveis à observação, e a turma soube aproveitar, dando show de companheirismo, atenção e interação.

Valeu, turma e professores! Foi muito bom estar com vocês.

Agradecimento a equipe de eventos Sartre, a coordenação e direção do Colégio e aos amigos da Alto Estilo Ecoturismo e Aventura. Nossa gratidão também às famílias, que acompanham e participam do passeio desde casa.

Abraço a todos, e até a próxima!

Share This
Leia o post anterior:
Efemérides astronômicas: de 01 a 10 de maio 2019

Tempo de observar a chuva de meteoros Eta Aquariids e Júpiter em oposição  Olá, pessoal! O céu do primeiro terço...

Fechar