Estudantes do 8º ano do Colégio Guadalupe em aula de campo com o astrônomo Fernando Munaretto no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana

Colégio Guadalupe. Mundial Turismo. Parque do Saber 06.05.2019. Blog O Guardador de Estrelas.

Olá, pessoal!

Nesta segunda-feira (06) tive a oportunidade de me reunir com estudantes e professores do 8º ano do Colégio Guadalupe, de Salvador, para a tradicional aula de campo que o Colégio realiza todos os anos no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, com a Mundial Turismo.

Foi muito legal!

Pense numa turma atenciosa e interessada, num equipamento altamente tecnológico e afinado, numa planetarista habilidosa e num palestrante disposto 😉 e você terá um momento superprodutivo do ponto de vista pedagógico, como foi nossa tarde no planetário.

Em parceria com a planetarista Cássia Martins, utilizamos os incríveis recursos ilustrativos do planetário para introduzir conceitos fundamentais da observação celeste e abordar aspectos históricos e mitológicos das constelações. Identificamos as principais estrelas por seus nomes próprios, visualizamos as características fisionômicas da Terra, da Lua, dos diferentes planetas do Sistema Solar e da própria Via Láctea.

A turma foi superatenciosa, e ao longo da palestra foram feitas muitas perguntas, que denotaram grande interesse e introdução no assunto, reflexo do belo trabalho da equipe de educadores do Colégio em sala de aula.

Planetário do Museu Parque do Saber. Colégio Guadalupe. Mundial Turismo. Blog O Guardador de Estrelas.

Basílio Fernandes, diretor do Museu dá as boas vindas aos estudantes e apresenta o astrônomo palestrante Fernando Munaretto. A atividade foi prestigiada com a presença do Professor Sérgio, representando a direção do Colégio.

A oportunidade de participar de uma palestra sobre astronomia, conduzida com propriedade, em um ambiente adequado e com todos os recursos que um planetário disponibiliza costuma representar uma experiência marcante no histórico escolar de todo estudante.

Pessoalmente, gostaria muito de ter tido experiências como esta no tempo em que cursei o ensino fundamental, e me sinto gratificado por poder participar e contribuir para que atividades pedagógicas desta natureza sejam cada vez mais difundidas.

Valeu, turma, professores, coordenação e direção do Colégio. Foi muito bom estar com vocês. Nosso agradecimento também aos familiares, que acompanham o passeio desde casa, aos amigos da Mundial Turismo e à direção e equipe do Museu Parque do Saber, pelo comprometimento e pela contribuição de todos para o sucesso da atividade.

 

Share This
Leia o post anterior:
Encerram-Vos, portanto, o céu e a terra porque os encheis?

Aspecto do Sol em 07 de maio de 2019   Encerram-Vos, portanto, o céu e a terra porque os encheis?...

Fechar