Segundo terço de Maio 2019

Sol, maio, 2019, efemérides,

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste (L) em 11 de maio de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia, sem o efeito atmosférico de espalhamento da luz solar e evidenciando a região celeste logo abaixo da linha do horizonte, em verde. A linha do equador celeste aparece em azul, e a linha da eclíptica em vermelho. As constelações estão caracterizadas com seu aspecto astronômico e mitológico, acompanhadas do nome em letras azuis. Sol, planetas e principais estrelas também aparecem acompanhados de nome próprio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Aries (Carneiro). Em 15 de maio passa à constelação de Taurus (Touro), segundo o limite oficial entre as constelações, como convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente entre os dias 21 de abril e 20 de maio é o signo de Taurus.

Mercúrio deixa de ser visível nos próximos dias, difuso no arrebol do crepúsculo matutino. Dia 21 em conjunção superior. Volta a ser visível no final do mês, sobre o horizonte oeste, ao final do crepúsculo vespertino.

Vênus em Pisces (Peixes), até dia 17, quando passa para a constelação de Aries. Pode ser observado sobre o horizonte leste antes de o Sol nascer, quando ganha o nome popular de Estrela da Alva. Na madrugada do dia 18 em conjunção com Uranus (evento invisível a simples vista).

Marte em Taurus, até dia 16, quando passa à constelação de Gemini (Gêmeos). Pode ser observado a noroeste, no início da noite.

Júpiter em oposição, na constelação de Ophiuchus (Serpentário), ascendendo sobre o horizonte leste às 19h24 no dia 11. Dia 20 Lua próxima e a leste de Júpiter.

Saturno em Sagitarius (Sagitário), ascendendo sobre o horizonte leste às 21h23 no dia 11.

Lua

Dias 11, 12 e 13 Lua em Leo (Leão). Dia 11 em quadratura crescente.

Dias 14, 15 e 16 Lua em Virgo (Virgem).

Dias 17 e 18 Lua na constelação de Libra (Balança). Dia 17 próxima e ao norte de Zuben el Genubi (α Librae), com 99% do seu disco iluminado. Dia 18 lua cheia.

Dias 19 e 20 Lua em Ophiuchus, próxima a Júpiter.

Boas observações!

Share This
Leia o post anterior:
Nem tudo é dias de sol…

Vigésima primeira parte de O Guardador de Rebanhos XXI. Se eu pudesse trincar a terra toda E sentir-lhe um paladar,...

Fechar