Último terço de maio…

Sol. Taurus. maio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste (L) em 21 de maio de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia, sem o efeito atmosférico de espalhamento da luz solar e evidenciando a região celeste logo abaixo da linha do horizonte, em verde. A linha do equador celeste aparece em azul, e a linha da eclíptica em vermelho. As constelações estão caracterizadas com seu aspecto astronômico e mitológico, acompanhadas do nome em letras azuis. Sol, planetas e principais estrelas também aparecem acompanhados de nome próprio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Taurus (Touro), de acordo com o limite oficial entre as constelações, como convencionado pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, no entanto, o signo vigente entre os dias 21 de maio e 20 de junho é o signo de Gemini (Gêmeos).

Mercúrio em Taurus. Dia 21 em conjunção superior. A partir de 27 passa a ser visível no crepúsculo vespertino como um astro de brilho rubro, cintilando suavemente sobre o horizonte oeste.

Vênus em Aries (Carneiro), visível no quadrante leste antes de alvorecer.

Marte em Gemini. Acompanhe o deslocamento aparente de Marte entre as estrelas da constelação. Dia 22 Marte pode ser observado passando ao lado das estrelas Tejat Prior e Tejat Posterior (respectivamente η e υ Geminorum), e no dia 31 ao lado de Mebsuta (ε Geminorum).

Júpiter em oposição, na constelação de Ophiuchus (Serpentário), pode ser observado sobre o horizonte leste às 18h43 no dia 21, e a cada dia mais cedo.

Saturno em Sagitarius (Sagitário), ascendendo sobre o horizonte leste às 20h43 no dia 21, e a cada dia mais cedo. Dia 22 em conjunção com Lua.

Lua

Dia 21 Lua nasce às 19h52, com o aspecto giboso minguante, na constelação de Sagitarius, com cerca de 89% do seu disco iluminado.

Dia 22 Lua em conjunção com Saturno, em Sagitarius. Evento bonito e de fácil visualização a olho nu, visível a partir de 20h45 no quadrante leste.

Dias 23 e 24 Lua em Capricornus (Capricórnio).

De 25 a 28 Lua em Aquarius (Aguador). Dia 26 em quadratura minguante.

Dia 29 Lua em Cetus (Baleia).

Dias 30 e 31 Lua entre Cetus e Pisces (Peixes).

Boas observações!

 

Share This
Leia o post anterior:
Jornada Profissional 2019: Astronomia e Física

SEB Sartre: Jornada Profissional 2019 Olá, pessoal! O que fazem, como é o dia a dia e quais são as...

Fechar