Em Endurance – um ano no espaço, o astronauta Scott Kelly convida o leitor a embarcar na maior obra da engenharia humana de todos os tempos e a se familiarizar um pouco melhor com os desafios e conquistas da navegação espacial em nossa época

Indicação de leitura. Blog O Guardador de Estrelas.

É uma visão curiosa, cintilando à luz do sol que se reflete em sua superfície, tão grande quanto um campo de futebol americano, os painéis solares se estendendo por mais de dois mil metros quadrados. É uma estrutura verdadeiramente única, montada através de atividades extraveiculares realizadas por astronautas voando no vácuo ao redor da Terra a mais de 28 mil quilômetros por hora, em temperaturas extremas que iam de -167º a 130º, fruto de dezoito anos de trabalho de quinze países, milhares de pessoas falando línguas diferentes e usando métodos e padrões de engenharia diferentes. Em alguns casos, os módulos da estação jamais se tocaram na Terra, mas tudo se encaixou perfeitamente no espaço.

Endurance – um ano no espaço. Scott Kelly.

Editora Intrínseca. Rio de Janeiro – 2017.

Olá, pessoal!

Recentemente passei alguns dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em companhia do experiente astronauta Scott Kelly, e vos digo que foi uma experiência inesquecível.

Eu já havia “visitado” a ISS em outras oportunidades, por meio de vídeos, documentários e de livros como “Missão Cumprida”, do astronauta brasileiro Marcos Pontes (editora Wislard), ou de o “Guia de um astronauta para viver bem na Terra” (Nova Fronteira), do astronauta canadense Chris Redfield, livros que já indiquei anteriormente aqui no blog. Mas nenhum outro livro me permitiu tanta intimidade com a ISS, nem me proporcionou viver tantas aventuras espaciais.

Trata-se de um livro autobiográfico, permeado de muita aventura, ciência, tecnologia, história e superação, com uma pegada literária espontânea, que em alguns momentos lembrou-me Jack Kerouac e a literatura beat.

Se você acha que as coisas andam difíceis por aqui, e gostaria de tirar uns dias fora da Terra, esse é o livro que você está procurando.

Boa leitura!

Share This
Leia o post anterior:
Lua e Saturno em Sagitário

Aspecto de Lua e Saturno às 22h de 22 de maio  Olá, pessoal! Hoje a Lua vai nascer por volta...

Fechar