Tempo de observar Mercúrio e Marte no crepúsculo vespertino

Sol em Touro, 01 de junho, 2019. Blog O Gurdador de Estrelas. Stellarium.org.

Ilustração do Sol logo acima da linha do horizonte leste (L) em 01 de junho de 2019, para as coordenadas de Salvador, Bahia, sem o efeito atmosférico de espalhamento da luz solar e evidenciando a região celeste logo abaixo da linha do horizonte, representada em verde. A linha do equador celeste aparece em azul, e a linha da eclíptica em vermelho. As constelações estão caracterizadas com seu aspecto astronômico e mitológico, acompanhadas do nome em letras azuis. Sol, planetas e principais estrelas também aparecem acompanhados de nome próprio. Stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.

Sol na constelação de Taurus (Touro), de acordo com o limite oficial entre as constelações, como definido pela União Astronômica Internacional. Na tradição astrológica, o signo vigente entre os dias 21 de maio e 20 de junho é o signo de Gemini (Gêmeos).

Mercúrio em Taurus, visível no crepúsculo vespertino como um astro de brilho rubro cintilando suavemente sobre o horizonte oeste. Dia 04 em conjunção com Lua em seu primeiro tênue crescente. Será um belo evento e vale a pena se programar para observar. A partir do dia 05, até o dia 27, veremos Mercúrio deslocar-se por toda a extensão da constelação de Gemini. Dia 18 Mercúrio se alinha em conjunção com Marte.

Vênus em Aries (Carneiro), próximo e a leste da Lua na madrugada do dia 01, ambos os astros visíveis sobre o horizonte leste antes de alvorecer. Dia 04 Vênus em Taurus. Dia 10 Vênus pode ser observado na hora da alva ao sul das Plêiades.

Marte em Gemini. Dia 01 ao lado de Mebsuta (ε Geminorum). Dia 05 formando bela conjunção com a Lua em tênue crescente. Dia 18 em conjunção com Mercúrio. Vale a pena se programar para fazer estas observações.

Júpiter em oposição, apresenta 100% do seu disco iluminado, sendo visível sobre o horizonte leste no início da noite na constelação de Ophiuchus (Serpentário).

Saturno em Sagitarius (Sagitário), ascendendo sobre o horizonte leste às 20h no dia 01, e a cada dia mais cedo.

Lua

Dia 01 Lua em Aries, visível sobre o horizonte leste antes de alvorecer, a oeste de Vênus, com cerca de 4.9% do seu disco iluminado.

Dias 02 e 03 Lua em Taurus. Dia 03 Lua nova.

Dias 04 e 05 Lua em Gemini. Dia 04 em conjunção com Mercúrio sobre o horizonte oeste à hora do crepúsculo, com apenas 2.4% do seu disco iluminado. Dia 04 em conjunção com Marte. Vale a pena se programar para observar ambos os eventos.

Dias 06 e 07 Lua em Cancer (Caranguejo).

Dias 08 e 09 Lua em Leo (Leão). Dia 08 ao lado norte de Regulus.

Dia 10 Lua em Virgo (Virgem), Antes de alvorecer o disco lunar estará 50% iluminado. Quadratura crescente.

Boas observações!

Share This
Leia o post anterior:
Sugestão de leitura: Endurance um ano no espaço

Em Endurance – um ano no espaço, o astronauta Scott Kelly convida o leitor a embarcar na maior obra da...

Fechar