PES 2013 ou Fifa 2013?

Ao que parece, a batalha entre a Konami e a EA Games pela preferência dos fãs de games de futebol está ainda muito longe de terminar.

Com demos jogáveis na E3 2012, PES 2013 e Fifa 2013 parecem continuar dando diversos motivos a nós para se ter os dois títulos em casa.

PES 2013: MANTENDO AS RAÍZES, MAS COM MELHORIAS

Continuação da popular série no Brasil, PES 2013 parece ter aprendido um pouco com os seus erros passados e, inclusive, com características marcantes de sua concorrente. Os jogadores ganharam um pouco mais em “inteligência” e não serão mais robôs que correm todos ao mesmo tempo a uma velocidade fora do comum atrás da bola, ao mesmo tempo em que estão mais próximos visualmente aos seus irmãos de carne e osso. Esta aproximação cada vez maior do realismo foi exatamente um dos motivos que consagraram Fifa nos últimos anos.

A jogabilidade, de acordo com os que estão tendo o privilégio de testar o game na E3, melhorou. O gamer tem maior controle dos lançamentos, do domínio de bola e suas opções, e nos chutes e passes definindo a potência e direção dos mesmos.

Por ter diminuído o ritmo de jogo para dar mais opções de controle dos jogadores, as partidas estão mais cadenciadas, obrigando um tempo maior de toque de bola para conseguir encontrar brechas nas defesas adversárias. Mais um toque de aproximação com o game da rival EA.

A Konami declarou que isso deu a abertura necessária para o recurso criado por eles e presente no jogo chamado “pro active AI” (inteligência artificial pró ativa): enquanto você controla um dos jogadores, o restante do time analisa o campo em busca de espaços para facilitar o toque de bola, atrair a marcação e se posicionar para melhores ângulos de tiros a gol.

Nós brasileiros continuamos ganhando em relação às narrações já consagradas de Silvio Luiz e Mauro Beting, o que ajuda bastante na ambientação do game.

FIFA 2013: PARA O ALTO E ALÉM

A série Fifa, por sua vez, já parte de uma posição mais confortável, com um game que já era mais realista e polido que o principal rival, o que lhe angariou muitos fãs nos últimos anos.

A EA deteve-se, ao que parece, à correção dos famosos bugs de colisão frotal entre os jogadores e a melhorias do seu sistema de inteligência artificial em pontos isolados em ataque/ defesa e, principalmente, na cobrança de faltas. Situações como o posicionamento de atacantes buscando maiores chances de estar “de cara” com o gol foram aprimoradas.

O novo sistema de inteligência artificial também mudará de forma considerável a forma do controle de bola, diminuindo consideravelmente a quantidade de passes perfeitos que vemos em Fifa 2012. Isto trará uma maior aproximação ao futebol de carne e osso, dando mais brechas a erros dos jogadores, aumentando o realismo em campo.

Uma outra inovação vem pelo lado da zaga. Os defensores agora poderão aplicar os conhecidos “empurrões” na tentativa de roubar a bola do atacante. Mais cuidado: usar muito este recurso com certeza vai ser motivo para faltas.

E você? Vai querer qual?

Esta entrada foi publicada em iGames e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas para PES 2013 ou Fifa 2013?

  1. Rafael disse:

    Nunca joguei Fifa, mas é unanimidade entre amigos que o jogo é bem mais real que o PES. No entanto, fico curioso em saber se existe um equilíbrio entre realidade e diversão, que é o principal motivo de um jogo. Graças as demos vou poder testar e ver qual me diverte mais.

    • Ricardo disse:

      Concordo plenamente, joguei os dois, gosto mais do PES mas o FiFa também diverte muito. Pelo campeonato Brasileiro e a Master League acho que fico com o PES.

  2. Danilo disse:

    Acho melhor o PES, Eh mais interativo, e, na MINHA OPINIÃO considero mais forte em gráfico, e melhor de jogar…

  3. Nando Magi disse:

    olha to jogando fifa 12 agora,e ja joguei o PES a vida toda desde o winning eleven,sinceramente a evolução tanto grafico quanto jogavel do fifa é gigante….enquanto o PES matem o resultado q da certo copiando as inovações do fifa…o fifa vai cada dia conquistando mais e mais fãs,é tão gostoso joga o fifa vc fica atento a cada lance seja na hora de da um passe seja na hora de dar um bote pra roubar a bola…é emoção tempo todo…infelizmente ( ou felizmente para o bem dos jogadores ) o meu querido PES não consegue acompanha o FIFA mais…

  4. Moacir disse:

    Olha eu discordo cada um tem um gosto uns gostam de graficos bons outros de jogabilidade é igual mulher uns preferem loiras e outros morenaskkkkk
    pensando bem comprem os 2 e sejamos felizes quando enjoar num jogue o outro e chega de descussão

  5. Elias disse:

    Sou mais o PES, porque ele tem a Liga dos Campeões!!!

  6. Rodrigo disse:

    Eu sou Fifa porque, gosto e gosto e nao se desculpa galera, viva e curta o FIFA 13

  7. Bruno disse:

    Na minha opinião, o Fifa se destaca pela coerência na jogabilidade. O Pes é muito bugado, o jogador as vezes dá um carrinho criminoso e a jogada segue, já um lance corpo-a-corpo dentro da área é marcado penalt. Sem contar as falhas dos goleiros e a jogadinha típica de linha de fundo pra cabecear. Migrei pro Fifa e não me arrependo.

  8. bruno disse:

    comprei o fifa porque fiquei encantado no demo e o pes2013 parecia igual ao 2012 mas estou muito arrependido. este jgo é uma treta, o sistema de roubar a bola ao adeversario é um nojo, andas atras da bola e so a recuperas na tua grande area e com sorte, quando entras a perder com uma equipa dificilmente consegues dar a volta, enfim é um jogo k desilude MUITO.

  9. vinicius marqueti disse:

    Tonho pes e fifa e com todos os meritos FIFA é muito melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *