Fato ou boato? O que é relevante saber sobre o Wii U…

Há poucos dias de completar 1 mês após o seu lançamento oficial nos EUA (18/11), o Wii U, novo console da Nintendo, é fonte de muita expectativa e dúvidas para os gamers daqui do Brasil.

Pensando nisso, preparei um compilado com as principais questões discutidas nos últimos dias por especialistas e gamers que já puderam ter a felicidade de testar o novo console e apurar as suas funcionalidades.

FATO 1: O Wii U é um video game de mesa e portátil ao mesmo tempo.

Boato. O Wii U, apesar de ter um gamepad em formato de tablet e com aparência sugestiva, não é um video game portátil. Ele funciona como qualquer console de mesa e seu gamepad/ tablet, só funciona se o video game estiver ligado.

FATO 2: O Wii U tem gráficos HD e é mais poderoso que o PS3 e o Xbox 360.

Verdade parcial. O Wii U inaugura a era da Nintendo nos gráficos HD, sendo capaz de rodar gráficos de até 1080p (full HD). Interessante é o fato de que a Nintendo é a primeira empresa a disponibilizar um cabo HDMI junto com o seu video game (proprietários de PS3 e Xbox 360 tem de compra à parte). Contudo o Wii U não é mais poderoso que seus atuais concorrentes, na verdade ele possui um poder de processamento menor (1,24 GHz em cada um dos seus 3 núcleos) do que o PS3 e o Xbox 360 (3 GHz, cada). Mas o Wii U não pode ser comparado diretamente com os outros dois, pois possui uma linha de processamento mais curta, com mais instruções por ciclo deixando-o mais rápido.

FATO 3: O Wii U funciona como um controle universal para a sua sala de estar.

Verdade. O Wii U tem a vantagem de poder ser configurado para funções como: ligar/ desligar a TV; mudar de canais; navegar pela internet; etc. Prático, não?

FATO 4: Com o Wii U eu finalmente vou poder rodar discos de filmes, já que no Wii eu não podia.

Boato. Infelizmente vamos continuar sem poder assistir os nossos filmes prediletos através do leitor de mídia do Wii U. Filmes, somente através do Netflix ou de outras formas via web mesmo.

FATO 5: Há compatibilidade do Wii U com o Wii. É possível rodar nele os jogos de Wii e todos os controles e acessórios também funcionarão.

Uma grata verdade. É isso mesmo, não precisa jogar fora seu Wii e tudo relacionado a ele. Todos os seus controles e periféricos funcionarão perfeitamente no Wii U. É tanto que, em ambos os pacotes iniciais vendidos do Wii U nos EUA (Basic e Deluxe), só há o gamepad/ tablet como controle. Os controles para gamers adicionais podem (e devem) ser os seus wiimotes do seu wii. Quanto aos jogos, todos os títulos do Wii funcionarão no Wii U, inclusive, ao serem rodados no novo console, eles sofrem um “upscale”, ou seja, têm seus gráficos levemente melhorados.

FATO 6: É possível utilizar o Wii U com a TV desligada ou em outro canal?

Verdade. Se a televisão da sua sala for disputada, não tem problema. Pede para seu irmão pentelho colocar no canal que está passando o seriado que ele quer ver enquanto que você transfere o jogo para a tela do gamepad do Wii U e continua jogando tranquilamente. Contudo duas ressalvas: não são todos os jogos do Wii U que possuem essa funcionalidade e você deve ficar a alguns metros do console, já que a conexão é via bluetooth e pode cair com uma grande distância.

FATO 7: O Wii U contará com uma rede social própria.

Verdade. Através de um cadastro no console é possível navegar num universo interativo onde todos os usuários do WiiU podem se encontrar e trocar informações. A tela do gamepad em formato de tablet possibilita a escrita à mão e desenhos para que todos vejam em tempo real. É possível comentar sobre o game que você está jogando ou sobre qualquer outra coisa. Acabou a era dos detonados, peça ajuda a um amigo que esteja conectado e passe daquela fase mais difícil.

FATO 8: O Wii U é muito lento. Demora muito para fazer a configuração inicial e para carregar os jogos e aplicativos.

Infelizmente é verdade. Nas suas versões de lançamento, o Wii U tem se mostrado particularmente lento. Para realizar a sua configuração inicial, há a necessidade de se baixar um pacote de atualizações que demora de 2 a 3 horas para terminar (em uma internet de 20 megas). Para rodar qualquer jogo novo, há que se esperar de 5 a 10 min para baixar o pacote de atualização e abrir e fechar os aplicativos do console é um processo ainda lento. Felizmente a Nintendo já anunciou que o problema da atualização inicial será resolvido com as versões futuras do video game, que já virão de fábrica com o update instalado.

FATO 9: Preciso de cabos para conectar o Wii U na internet.

Boato. O Wii U funciona exclusivamente através de conexão wifi. Isso até desagradou algumas pessoas, que prefeririam ter os dois tipos de conexão à sua escolha.

FATO 10: Preciso utilizar aquele controle “trambolho” sempre para jogar no Wii U.

Boato. A Nintendo lançou o Wii U Pro Controller. Um controle que lembra muito os controles do Xbox 360, que é mais leve que o gamepad/ tablet e pode ser utilizado para sessões mais prolongadas de jogo com mais conforto para o usuário.

Para mais novidades, clique aqui e curta a nossa nova página do Facebook.

Esta entrada foi publicada em iGames e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

19 respostas para Fato ou boato? O que é relevante saber sobre o Wii U…

  1. Luis disse:

    O fato 8 não é muito justo, quero dizer, acho uma sacanagem, e um tremendo despreparo por parte da Nintendo, obrigar o consumidor a fazer um update assim que se compra o console, mas em relação à demora, isto se deve muito ao sobrecarregamento dos servidores da Nintendo, que no início estavam lotados de pessoas querendo fazer o tal update. Fiquei sabendo que o update tem em torno de 800 Mb, se for isto mesmo, não tem como um internet de 20 Gb baixa-lo em 2-3 horas.

    • diegoiglesias disse:

      Luís,

      Beleza? Concordo com você que o download é uma sacanagem, mas todo lançamento tem seus “percalços”. Com o Xbox 360 e o PS3 não foi diferente.
      Sobre o tempo para o download finalizar, é isso mesmo. A equipe do Uol, que foi para NY comprar o Wii U no lançamento informou que o download inicial demorou 2 horas e meia. Acredito que não seja necessariamente pela velocidade da internet, mas pelo sobrecarregamento dos servidores, como você disse. Passei por problema semelhante em Maio na estréia de Diablo III. Fiquei mais de uma semana sem conseguir jogar direito por causa dos problemas com os servidores sobrecarregados. E a net lá em casa é de 15 megas…

    • Pedro disse:

      OLá, na verdade o update é de 3 giga, deixando o basic set com pouca memória disponível! Vc só poderá utilizar a Nintendo TVii, o Miiverse, o EShop e outros serviços, fazendo esse update, caso você desligue ele durante o update, seu console pode para de funcionar. E o fato de demorar talvez seja por causa de muita gente fazer o update ao mesmo tempo, pois os último usuários relataram que o update só levou entre meia hora!

    • Edgar disse:

      acho que essa atualização tem como objetivo aproximar o cliente dos serviços da nintendo pela internet.

  2. Marcelo Fragoso disse:

    Gostei muito da maneira como foi escrito o FATO 2, foi bem eexplicado em poucas palavras, e dá para entender perfeitamente que são arquiteturas de CPU diferentes e não podem ser comparadas da maneira antiga como fazíamos.

    Realmente os servidores andam muito lotados pois nem a própria Nintendo não imaginava as consequencias desse sucesso inicial.

  3. Marcelo Fragoso disse:

    Gostei da explicação no Fato 2, foi bem dito em poucas palavras e fácil de entender. Realmente não pode-se comparar velocidades dos CPUs como faziamos antigamente, pois as arquiteturas são diferentes.

    Também gostei dos comentários, pois é verdade que a Nintendo não esperava que os servidores fossem ineficientes devido ao sucesso inicial. Coisa que se resolve com o tempo.

  4. Bruno disse:

    Gostei muito das descrições e explicações, estão de parabéns.
    Foi muito interessante, mas não colocaram quanto o Wii U pode chegar a custar aqui no Brasil.
    Se puderem gostaria que alguém disponibilizasse essa informação para mim.
    Obrigado.

    • diegoiglesias disse:

      Olá Bruno, beleza?
      Ainda não há informações oficiais por parte da Nintendo ou de seus representantes no Brasil sobre o preço do console.
      Sabemos somente que a nossa versão será totalmente em português e será lançada no primeiro semestre de 2013.
      Contudo, se pesquisarmos em sites que fazem o serviço de importação de equipamentos dos EUA, chegamos a preços por volta de R$ 1.700,00/ 1.900,00 para o pacote Deluxe (o preto), já com impostos, com o lucro da empresa e frete internacional.
      Mas ainda é cedo para termos noção do preço da versão brasileira, porque envolve o lucro da distribuidora local e dos varejistas, estratégia de lançamento, dentre outras coisas.
      Abraço!

    • rodrigo disse:

      eu comprei o meu em sao paulo o kit deluxe + nintendoland etc por 1200 reais

  5. vihugocs disse:

    FATO 8:BOM, FOI MUITA MANCADA DA NINTENDO TER TRAZIDO ESSA GRANDE
    “NOVIDADE” DO NINTENDO WII U JUNTO COM A PENA DELE SER TÃO “DEMORADO” PARA CARREGAR OS JOGOS E APLICATIVOS,
    NA MINHA O PINIÃO ELES AO INVÉIS DE TER TRAZIDO O NINTENDI WII U.
    EU ACHO QUE ELES DEVIAM TER LANÇADO UM NINTENDO WII “2”.

  6. adelson disse:

    ola pessoal
    gostei muito da explicação, acho que esse video game vai ser muito divertido
    so pelo fato de poder jogar mario bross e outros da nitendo abraçosss

  7. Pedro disse:

    Olá, sobre o fato 5, comprei o Wii U, mas não consigo rodar os jogos do WII. Tem alguma sugestão do que esteja acontecendo? Obrigado.

    • diegoiglesias disse:

      Os jogos do Wii rodam no Wii U. Mas somente através dos discos originais. Jogos em HD externo e gravados em mídia pirata não rodam. O Wii U possui um canal exclusivo para rodar os games do Wii.

    • claudio disse:

      Bom tarde. Espero que já tenha conseguido uma solução seu problema. TB tenho um wii u e comprei um jogo de wii que não está rodando, já fiz a atualização do console que por sinal fiquei quase 12 horas e não adiantou nada. Mandei e-mail pra thq que tem os direito sobre o dvd pra nintendo e estou aguardando uma resposta. Assim que conseguir a solução retorno pra comparilha-la.

  8. Jayro Soares disse:

    Vei na boa, não vi vantagem nenhuma nesse console, só sendo fan ou trouxa mesmo pra comprar. Acho que vou comprar o ps vita mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *