O Salão do Livro de Genebra 2013

Com mais de 25 anos de existência, o Salão do Livro de Genebra teve sua edição de 2013 realizada no início deste mês de maio. A convite do Varal do Brasil, que participou do evento, o escritor Valdeck Almeida de Jesus foi à Suíça e nos conta sua experiência.

Jacqueline Aisenman, organizadora do estande Varal do Brasil, doando o livro "Abre a Boca, Calabar", patrocinado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, organizado por Valdeck Almeida de Jesus

A minha ida à Suíça se deu, pelo segundo ano, a convite do Varal do Brasil, movimento criado pela brasileira Jacqueline Aisenman. Trata-se de uma revista eletrônica que recolhe textos de autores do mundo todo, em português, e publica em PDF, para circular pela internet.

No 27º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra, vi de muita coisa, inclusive Paulo Coelho, que mora na cidade. Este ano ele fez uma visita aos autores brasileiros que estavam na feira. Realmente é uma festa literária, em todos os sentidos. Há gente do mundo inteiro, numa verdadeira profusão de língua, sotaques, fisionomias, jeitos diferentes de se vestir etc. O que todos têm em comum é a paixão pela literatura. Esta ligação forte com livros e leituras faz com que a magia aconteça e que cada um possa divulgar sua cultura e conviver cinco dias de muito calor humano.

Esse ano o homenageado foi o México que enviou uma delegações de escritoras e escritores para mostrar o que é que aquele país tem. Apresentados devidamente, os representantes mexicanos falaram em espanhol, claro. O bom de Genebra é que sempre tem alguém para falar sua língua. Ou seja, ninguém precisa perder o sotaque para se comunicar. Se bem que a língua inglesa ajuda bastante.

Além do país homenageado, que ano passado foi o Marrocos e este ano, como dito acima, foi o México, acontece, no mesmo espaço, e na maior democracia, o Salão do Livro Africano. Nesse espaço os autores da África, vindo de várias regiões, expõem livros e falas, na maioria das vezes em francês. Eles são elegantíssimos, sejam vestidos de executivos ou com roupas folclóricas, dão um show à parte.

Na quarta-feira a entrada é livre. Ninguém paga nada e todo mundo se diverte. Como em toda feira de livro em espaço fechado, quando a criançada entra o burburinho aumenta. E tem espaço para pintar, brincar, caça ao tesouro e muito mais. O suíço sabe fazer negócio. Inclui todo mundo e sai no lucro. É realmente uma festa, onde todos se comportam, compram, fazem intercâmbio. Aliás, a troca de experiência é o maior lucro que cada participante pode levar consigo. Das feiras que já participei, como São Paulo, Rio, Bahia, Aracaju, Flip e outras em cidades menores, a de Genebra é a que me dá mais vantagem, por ser aconchegante, pequena e muito diversificada em nacionalidades.

Debates, bate papos, conversas nos corredores, trocas de cartões e e-mails, não tem outro lugar onde se encontre tanto brasileiro apaixonado por livro e literatura. Me senti em casa e estou com planos de voltar várias vezes. Vale a pena.

 

Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, escritor e poeta. Além de diversas obras publicadas, recentemente editou o livro “Abre a Boca Calabar”, resultado de um concurso de poesias com crianças da comunidade Calabar.

Sobre Leonardo Pastor

Leonardo Pastor é estudante de jornalismo, fotógrafo e pesquisador em cibercultura. Foi editor do blog Vísceras Literárias durante mais de 2 anos, escrevendo semanalmente sobre literatura. Entre fotografias e livros acadêmicos, ele jura que esconde contos nas gavetas do computador.
Esta entrada foi publicada em Serviços e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas para O Salão do Livro de Genebra 2013

  1. Arai Terezinha Borges dos Santos disse:

    Parabéns Valdeck pelo seu envolvimento na literatura, por suas merecidas viagens internacionais e que esse empenho todo lhe traga muitas recompensas.

  2. sheena disse:

    Parabéns por mais essa vitória, e sua ida a Genebra não foi por acaso, você é merecedor de tudo que tá acontecendo em sua vida.

  3. Rodrigo disse:

    Falar o que véi? Você é fantástocp! É correria e um grande escritor.
    Parabéns por tudo!

  4. GIL Nascimento disse:

    Amigo, cada dia que passa tu me surpreende mais ainda.
    Viestes predestinado a ajudar, ajudar e ajudar. Continue assim meu querido.
    A beleza do teu coração não tem preço e nem cor; só amor.

    abraços literários da amiga e colega Gil

  5. Anna Ramos disse:

    Parabéns pelo evento.
    Parabéns pela divulgação da cultura no Brasil.

    att,

  6. André Luis Lima Costa disse:

    Muito bom, é o Brasil sendo representado muito bem!

  7. Parabéns, Valdeck, por mais esta importante conquista e divulgação de seu competente trabalho. Sucesso sempre !

  8. Paula Alves disse:

    Parabéns por mais uma participação nesse evento tão reconhecido!
    Orgulhosa de ter feito já parte de um Varal, deixo-vos as minhas saudações literárias.

    Venha a Feira do livro de Frankfurt, ou quiça de novo um dia Bogotá?

  9. Fico contente por uma parte minha estar recheando esse valoroso livro, mais ainda pelo escritor Valdeck Almeida estar difundindo a cultura literária baiana e brasileira Brasil afora, siga em frente!

  10. Paola Rhoden disse:

    Fico feliz com o sucesso dos amigos quem lá estiveram.
    Grande abraço.

  11. Noélia Ferreira disse:

    Bom dia! Olá Valdeck, muito legal seu discurso, este prova que a literatura ainda é um dos meio mais importante para nosso crescimento social, cultural e espiritual.

  12. Josiane BR disse:

    Parabéns Valdeck, tudo de bom!

  13. Elio P. Russo disse:

    Mais uma vez parabéns. Forte abraço, Elio.

  14. Raquel Sá disse:

    Querido Valdeck, companheiro de escrita, parabéns por está se envolvendo no literário… É maravilhoso viajar, seguir nisso, buscar, criar… Também sonho assim como escritora que sou e busco ser, voar assim… Não te conheço, mas fico feliz por sua conquista.

  15. Quitilane Pinheiro disse:

    Parabéns!!!!! Valdeck.

  16. Rita Pea disse:

    Valdeck
    Foi um prazer conhecer-te! Quero congratular-te mais uma vez, pelas lutas que venceste, pelas conquistas que alcançaste! Desejo-te muitos Sucessos, Muitos Momentos Unicos, muita inspiração e muitas ideias geniais para que possas continuar a partilhar-te connosco. Abraços Pea =)

  17. Parabéns muitas vezes, Sr. Valdeck, pela sua belíssima atuação no mundo literário!
    Um grande abraço desta gaúcha.
    Juraci Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To use BrandCaptcha you must get an API Key