www.semebdc.com.br

A proposta de redação, do ENEM 2012, continha parte de um texto retirado do site do Museu do Ipiranga – http://www.mp.usp.br/ – informando o contexto dos movimentos imigratórios para o País e dois outros sobre a imigração de bolivianos e de haitianos em direção ao Brasil.  Além disso, havia, também, um mapa com o trajeto percorrido por haitianos para entrar no Brasil pelo Acre.

A partir da leitura desses textos motivadores e utilizando os seus conhecimentos sobre o assunto, o candidato deveria produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.

Leia, a seguir, uma redação sobre o tema considerada de excelente nível:

www.veja.abril.com.br

A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

www.sitedoenem.orq

Análise da Redação

Parágrafo 1: Na Introdução, o candidato produz um excelente Tópico Frasal, no qual consta uma informação histórica sobre a emigração brasileira, na década de 80, para, depois, iniciar sua reflexão sobre o tema da redação. No último período da do primeiro parágrafo, apresenta sua tese de que o governo e a sociedade brasileiros devem acolher os imigrantes de forma humanitária.

Parágrafo 2: No primeiro parágrafo do Desenvolvimento, o produtor textual se vale um dado estatístico econômico para defender a sua tese, ou seja, “A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros.” Desenvolve o Argumento, citando o fato de existir aquecimento em setores econômicos e a ampliação do poder de compra da Classe C.

Parágrafo 3: Utilizando uma boa Progressão Textual em relação ao Argumento anterior, o candidato cita o fato de esse crescimento econômico gerar uma imagem positiva para o Brasil, para, em seguida, apresentar seu segundo Argumento: “… a exploração da mão-de-obra e a miséria.” Nesse aspecto, houve uma falha do produtor textual, pois ele deveria desenvolver a ideia, aqui, neste parágrafo.

Parágrafo 4: Na Conclusão, o candidato apresenta duas, mas plenamente aceitáveis Propostas de Intervenção, porque, na primeira, “… é imprescindível a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes.”, ele se refere aos problemas que podem acontecer com os imigrantes; e, na segunda, “… é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.”, ao defender a assistência social para os imigrantes. Uma visão humanitária sobre o problema que o ENEM exige do produtor textual.

Embora contenha uma argumentação um tanto frágil, o texto recebeu uma pontuação excelente. Provavelmente, pelo fato de apresentar a Variante Padrão da Língua Portuguesa sem desvios, uma Tipologia Textual perfeita, uso adequado dos conectivos e duas Propostas de Intervenção irrepreensíveis.

Abraços,

Paulo Jorge

Share This
Leia o post anterior:
A Concordância Nominal Continua Dando o Tom

Continuando nossa discussão sobre concordância nominal trago a seguir situações que provocam dúvidas aos falantes da  língua portuguesa. Observe os...

Fechar