Quem tem fé vai a pé e se é pra ir a pé, que seja correndo

Por Monique Lobo

O novo ano já começou e sabe como um corredor tem certeza disso? Com a largada da tradicional Corrida Sagrada. E é sagrada porque acontece na próxima quinta, no mesmo dia em que a procissão da Lavagem do Bonfim, em homenagem ao Senhor do Bonfim, um dos santos mais populares aqui de Salvador e padroeiro da Cidade. E, como dizem os devotos: quem tem fé, vai a pé. Então, melhor que seja correndo.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Foto: Joaquim Nery.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Foto: Joaquim Nery.

Eu não vou participar dessa edição da corrida, infelizmente. Deixei a desejar nos treinos no final do último ano e o corpo foi o primeiro a reclamar por essa folga pra lá de exagerada. Apesar disso, estarei muito bem representada pela minha sogra, corredora de maratonas que não perdeu a oportunidade de, mais uma vez, cruzar os pontos turísticos de Salvador correndo atrás de uma linha de chegada.

Mas, essa prova está naquela listinha de metas de corredora. Por que? Pelo seu trajeto. Ela faz o caminho da Lavagem do Bonfim justo no seu dia de festa. A largada, às 7h, é em frente à Igreja da Conceição da Praia, construída em 1623, uma das mais antigas paróquias de Salvador. E no caminho tem o Mercado Modelo, o Largo dos Mares, a Praça Irmã Dulce e, claro, a Colina Sagrada. No papel, o percurso tem apenas 6,8 km. Porém, vamos combinar que passar por todos esses destinos em um só dia é como uma volta ao mundo.

A camisa da prova está linda. Com as típicas fitinhas do Senhor do Bonfim estampadas no peito. Já estou curiosa pela medalha, que deve ser tão linda quanto. A realização da prova é da Federação Baiana de Atletismo. E por falar na FBA, o segundo ritual de um corredor para começar o ano com o pé direito – logo após pedir a bênção de Senhor do Bonfim – é baixar o calendário de eventos da federação. O de 2018 já está disponível no site www.fba.org.br.

Camiseta da tradicional Corrida Sagrada. Foto: acervo pessoal.

Camiseta da tradicional Corrida Sagrada. Foto: acervo pessoal.

O calendário traz as datas e provas que vão acontecer em Salvador e em outras cidades (realizados ou autorizados pela FBA e os eventos nacionais do CBAt e do COB), muito importante para quem gosta de se programar. Eu sempre deixo no computador uma cópia do arquivo e a partir dele planejo as corridas que quero participar.

Então, com a bênção garantida e todas as provas do ano já vislumbradas, eu tenho certeza que 2018 vai ser especial. Por isso, desejo que tenhamos um ano cheio de realizações, de muitas largadas e, principalmente, de muitas linhas de chegada. Porque uma coisa é certa: o percurso pode até vir a ser mais árduo que em outros anos, mas se estivermos correndo, tiramos de letra.

#jornaalistaemmovimento #ibahia #corredorumestilodevida #corridasagrada #moniquelobo

Cartão de visita-02

Pin It on Pinterest

Share This
Leia o post anterior:
Todo o esforço será compensado. Foto: acervo pessoal.
Treino de praia

Leitoras e Leitores, Fim de temporada e mesmo os corredores amadores precisam descansar sem relaxar nos treinos. Reduz-se as corridas...

Fechar