O ano só começa depois do carnaval?

Muita gente diz que o ano só começa depois do carnaval. Então, se você também pensa assim, tenho um convite para você: caso tenha escrito uma lista de resoluções de ano novo em 31 de dezembro, revise-a. Caso não tenha, aproveite e faça as suas resoluções agora.

Você tem claro em sua mente, qual é o seu compromisso com você mesmo e com o seu crescimento tanto pessoal quanto profissional?

Aproveite esse momento, para conectar-se com aquilo que é essencial para você, reflita e defina qual é a única coisa que importa para sua motivação.

Se você joga no time dos que sempre têm a sensação de que o tempo voa e não fez praticamente nada, te convido também a analisar se não está acumulando tarefas demais, perdendo o foco e assim, se sentindo eternamente sufocado pela rotina.

Pesquisadores de Stanford e da Universidade da Califórnia analisaram que pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, se saem pior em tarefas simples que envolvem a memória.  O professor de psicologia Anthony Wagner, explica que nosso cérebro só nos permite fazer uma coisa de cada vez e quando fazemos duas ou mais coisas ao mesmo tempo, na verdade estamos alternando entre tarefas. Este autor sugere reavaliarmos os nossos hábitos em relação a este nosso tipo de rotina.

Então aqui vão algumas reflexões que sugiro para você, caso se enquadre na turma dos sufocados: 1 – Você começa o dia apertando o botão soneca do despertador várias vezes e segue o dia com a sensação ruim de já está atrasado?; 2 – Você só apaga incêndio de tarefas que foram deixadas para serem feitas no último minuto possível ou consegue fazer as tarefas que se propôs a fazer e lembra o que fez de útil ao olhar para trás no fim do dia?; 3 – Você vive com a sensação de que está eternamente enxugando gelo, ou seja, não importa o que ou o quanto você faz, tem eternamente a sensação de que nada na sua vida progrediu?

Caso você responda sim a uma das perguntas acima, esta é a hora de definir se quer continuar vivendo assim ou se esta é a hora de mudar para novos hábitos.

Acervo pessoal.

Acervo pessoal.

Lembre-se que ser produtivo não é apenas fazer listas, priorizar certa atividade sem um critério específico quanto a avaliar, se é realmente a que tem maior importância a ser feita no momento e “ticá-la” como feita. Se uma dica, eu puder deixar aqui para você, não transfira uma tarefa importante para depois só porque ela não é a que você mais gosta de fazer ou porque é de grande complexidade. Empurrar tarefas para o fim da lista geralmente vira um ciclo vicioso, você deixa sempre para depois e entrega o que tem que ser feito muito em cima do prazo ou com atraso, o que normalmente gera sensação de impotência, estresse e frustração e provavelmente interfere negativamente no seu nível de produtividade e satisfação.

Este assunto ainda dá muito pano para manga e provavelmente voltaremos a ele, mas por enquanto, te desejo um feliz ano novo com a conquistas de bons hábitos novos!!!

IMG_6737

Pin It on Pinterest

Share This
Leia o post anterior:
Carnaval ou Treino? São excludentes?

Leitoras e Leitores, Muita gente se preparado as grandes provas de abril a julho: 10 Milhas de Salvador, Maratona de...

Fechar