Por Thais Souza,

Sabe aquele amor antigo? Pois é, eu tenho um: TED. Eu não lembro exatamente quando eu o conheci. Mas me recordo quando tentei me inscrever para o TEDxCampos, em 2012 e acabei não sendo selecionada. Na época morava em São Paulo e foi quando o sentimento me aplacou por completo. Vi muitos vídeos e fui tocada por muitos deles. Mas um vale o destaque especial Khalida Brohi – How I work to protect women from honor killings (Como eu trabalho para proteger as mulheres de crimes de honra): Qualquer coisa que eu possa destacar sobre esse vídeo é pouco. Portanto, ASSISTA! =)

 

Nesse ano, um amigo indica o TEDxRioVermelho para que eu me inscreva como voluntária e claro,fiz a inscrição na hora. Dias depois tenho um papo com uma das organizadoras e tcharammmm: selecionada! <3 Peguei o bonde andando e é uma adrenalina, equipe grande, muitas pessoas, mas hoje eu descobri: só tem gente linda e com muita vontade de fazer acontecer.

TEDxRioVermelho: os iluminados! =)

 

Com isso, seguindo o lema “Ideias que merecem ser espalhadas”, a primeira edição do TEDxRioVermelho traz mais uma experiência TED para Salvador. Com o tema “Conexões”, o objetivo é promover o encontro de pessoas e iniciativas que trabalham ou se interessam pelo desenvolvimento e promoção da educação na cidade. O evento acontece no dia 19 de julho, no hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho.

A ideia central é conectar pessoas (vibrei com esse tema!), entre os palestrantes estão o ex-secretário municipal de educação de Salvador, Guilherme Bellintani, a fundadora do site Desabafo Social, Monique Evelle, considerada uma das personalidades negras mais influentes da internet brasileira; e o pesquisador baiano Gúbio Soares, o primeiro cientista a identificar o vírus causador da Zika no Brasil. Além de outros nomes influentes e cheios de boas ideias para compartilhar.

As vagas são limitadas (já estamos no terceiro lote que abre hoje, às 19h – fique atento), o evento tem capacidade para 300 pessoas, sendo 100 no salão principal e 200 na sala de vídeo-transmissão. Os ingressos já estão à venda, as inscrições podem ser feitas através do link. Acompanhe o TEDxRioVermelho pelo Facebook e Instagram.

A equipe é formada por 39 pessoas, entre elas, são 21 mulheres (Yeap!). Perguntei a Laíse Santos, de 21 anos, estudante de Economia (UFBA) e Co-organizer do TEDxRioVermelho: como é ser mulher, jovem, engajada e colocar pra frente o TEDx e já maior da capital baiana?

“Já faço projetos voluntários e exerço liderança de equipes desde os 17, e me apaixono cada vez mais pelo mundo dos projetos com cunho social. O TEDxRioVermelho surgiu como uma grande oportunidade de realizar um evento internacional em Salvador para chamar atenção para a educação na cidade, tema pelo qual me debruço profundamente desde meados de 2015, quando organizei a Virada Educação. Tanto no Salvador Pela Educação quanto no TEDxRioVermelho todos os envolvidos trabalham organicamente, apesar de termos sim, figuras liderando algumas áreas, todos trabalham e se dedicam de igual para igual, o que é muito bom, pois o clima é sempre muito descontraído. Como jovem e mulher, posso dizer que a organização do TEDxRioVermelho consegue se desvincular da cultura patriarcal de outras organizações, tratamos todos como pessoas que estão juntas buscando algo melhor para a educação em nossa cidade, sem distinção de cor, classe, gênero ou qualquer diversidade de entendimento ou cultura. Estamos todos em prol de conectar as pessoas que fazem a cidade acontecer, num evento que será o maior e melhor TEDx que a cidade já recebeu, nascemos fortes e com uma ideologia muito boa, já nascemos grandes e queremos mostrar isso para toda a Salvador!”, respondeu Izye, como Laízs prefere ser chamada.

Sobre o TEDx (x = evento organizado de forma independente)

No espírito “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, TEDtalks e palestras ao vivo se combinam para promover discussões e conexões. TED fornece orientações e diretrizes sobre como fazer um evento TEDx, mas a organização dos eventos TEDx é independente.

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. TED começou com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 32 anos, e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de iniciativas diversas. Saiba mais no site TED.com e siga TED no Twitter, ou no Facebook.

 

Então, é isso: Mãe, estou no TEDx. \o/

 

Até a próxima =)

 

Share This
Leia o post anterior:
Patrícia Resende - analista de Desenvolvimento das cooperativas do Sescoop Nacional.
#VemCooperar – IV Caminhada Cooperativista Baiana

Por Thais Souza, O empoderamento feminino também estará presente na “IV Caminhada Cooperativista Baiana será realizada em celebração ao Dia...

Fechar